1 ano de iPródigo: uma palavra de encorajamento

“Ele preservou os seus, ainda que não só dispersos, mas até mesmo submersos em meio aos erros e às trevas”. (João Calvino)

Às vezes, é difícil observar o estado da igreja evangélica hoje e sentir-se animado para o serviço cristão. Mau testemunho, falsos profetas, ovelhas apáticas, pouco discernimento, esfriamento do amor e da fé, arrogância e pouco compromisso com a Palavra de Deus são algumas das características de muitas congregações ditas protestantes ou evangélicas em nosso país. Temos a sensação de que para cada crente que procura compreender e viver o Evangelho do Senhor Jesus existem 10, 50, 100, 2000 “fiéis” ou “pastores” que os apóstolos ou o Senhor chamariam de ladrões, bodes, cães e raposas (além de outros adjetivos pouco elogiosos).

É difícil animar-se, mas, felizmente, não somos nós ou nossas impressões que devem nos trazer ânimo. Devemos procurar isto em Deus – por meio de sua Palavra, seu Espírito e sua Igreja. Desanimamos porque nos esquecemos de que o Senhor nos entregou uma arma poderosa  – a pregação do Evangelho. Esquecemos que a Bíblia chama essa pregação de “o poder de Deus”. E esquecemos que não somos chamados para converter, mas para pregar, pregar e pregar.

E é Deus quem, conforme sua vontade, cuidará das consequências de nossa pregação.

Lutero nos fala isso quando diz, sobre a Reforma (iniciada nesse mesmo dia 31 de outubro, há 493 anos), que “Não fiz nada: a Palavra fez e realizou tudo”. Ele vivia em um período tão (ou mais) sombrio quanto o nosso, mas foi usado para pregar a mensagem que transformou sua realidade. Sua esperança não estava em sua lábia, nas habilidades de seus ouvintes ou na quantidade de gente entrando em igrejas. Estava no poder que salva tanto o judeu, quanto o gentio. E isso inclui o religioso e o “pagão” brasileiro.

Há esperança para nossa igreja. Mas ela encontra-se em Deus, em Cristo, no Espírito e na Palavra. Cabe aos eleitos do Salvador anunciar isso.

Com isso em mente, queremos comemorar nosso primeiro ano com você, querido leitor, que nos visita e comenta os textos do iPródigo. Trazemos uma palavra de apoio do Pr. Thabiti Anyabwile, gravada na última Conferência Fiel. Ela é direcionada em especial aos jovens brasileiros, mas serve para crentes de todas a idades.

Essa palavra é apenas uma tentativa de começar um novo projeto: vídeos produzidos pelo nosso site (mesmo que de maneira bem amadora, como você viu). Nesse novo ano de iPródigo, queremos continuar a cumprir essa missão de anunciar. E o ProdcasTV é parte disso.

Com a graça de Deus, muito mais vem por aí. Como o Pai, na parábola que inspirou nosso nome (Lucas 15), queremos que essa festa de 1 ano seja de todos. Participe conosco!

Obrigado, Senhor, por esse ano. Obrigado, irmã e irmão em Cristo, por esse ano.

Em Cristo,

Rafael, Daniel, Gustavo, Josaías e Filipe. Antes perdidos, agora achados.