Antes que você tome aquela decisão

Mark Altrogge

Todo dia enfrentamos centenas de escolhas e decisões. Felizmente, a maioria delas não é determinante.

Devo comer as asas de frango picantes com mel ou ao estilo Cajun? Devo comprar a pasta de dente de ultra-clareamento ou o tipo que restaura as células do cérebro? Devo assistir Doomsday Preppers ou Extreme Paranormal Makeover?

No entanto, conforme o ano começa, muitos de nós enfrentamos decisões difíceis e determinantes. Sou tão grato pela incrível promessa de Deus em Salmo 32.8:

Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você. 

Essa é uma das promessas mais encorajadoras da Escritura. Eu regularmente oro “Obrigado, Pai, por ter prometido me instruir e me ensinar o caminho que devo seguir e me aconselhar cuidando de mim. Por favor, guia-me nessa decisão que estou enfrentando. Por favor, mostre-me o que fazer. Por favor, dê-me sabedoria. Obrigado, Pai, por ter prometido que o Senhor o fará”.

Primeiramente, é o próprio Deus quem nos instrui – “Eu o instruirei… o aconselharei e cuidarei de você”. Deus não delega seu conselho a um anjo ou qualquer outro. A própria fonte de sabedoria nos aconselha. Aquele que concebeu as leis da natureza, que sabe como todo o universo funciona, que conhece todas as coisas, incluindo o futuro; Aquele que nos conhece intimamente, que sabe o que é melhor para nós e nos ama tão profundamente que derramou seu Único Filho para nos comprar. É Ele quem nos instrui e nos aconselha.

Deus ensina e nos guia para a Sua própria glória. Ele quer que levemos vidas de efetividade e frutificação máxima. Ele deseja exibir Sua bondade, amabilidade, misericórdia e Seu poder transformador através de nós. Deus quer nos aconselhar mais do que nós queremos Seu conselho.

Ele nos mostra o caminho a seguir porque Ele é um Pai amoroso. Se qualquer um de meus filhos enfrentasse dificuldades e pedisse por meu conselho eu não diria a ele que descobrisse por si mesmo. Eu quero que meus filhos fiquem bem. Quero que meus filhos tenham tudo de bom. Quero que meus filhos conheçam a Deus e desfrutem dEle.  Se eu desejo essas coisas para os meus filhos, quanto mais nosso Pai celeste as deseja para nós.

Ele fala conosco pela Sua Palavra e pelo Seu Espírito. A Palavra de Deus é um baú de tesouros de sabedoria e orientação. Ela contém tudo o que precisamos saber sobre Deus e sobre como obedecê-lo. Ela é cheia da Sua vontade de capa a capa. Além disso, Deus nos enche com Seu próprio Espírito, o Conselheiro, que nos guia em toda a verdade e nos mostra o que fazer em toda situação. Deus também fala através da pregação da Sua Palavra e por livros escritos por mestres cristãos. Ele também nos guia por meio de conselheiros cristãos – nossos pais, pastores, amigos sábios e companheiros crentes.

O que você está enfrentando hoje?  Antes de tomar aquela decisão, vá até seu Pai amoroso e agradeça-o pela Sua maravilhosa promessa de ensiná-lo, guiá-lo e aconselhá-lo. Busque-o nas grandes e nas pequenas decisões. Então confie nEle e não fique aflito. Ele certamente cumprirá Sua promessa de guiá-lo em Seu momento perfeito. Se você tem que tomar uma decisão, buscou o Senhor e ainda não sabe o que fazer, apenas tome a melhor decisão que puder. Ele te guiará. Obviamente você não precisa perguntar a Deus que tipo de asinha comer. Mas eu recomendaria a asa ao estilo Cajun.