As surpreendentes bênçãos que ultrapassam a generosidade

Mark Altrogge
Mark Altrogge

Uma coisa que os “pregadores da fé” entenderam bem foi isto – se abençoarmos os outros, Deus acumulará bênçãos sobre nós.

Não porque ele tenha que fazer, mas porque graciosamente prometeu. Pode não ser da maneira que esperamos, nem sempre colheremos dinheiro por abençoar financeiramente. Mas certamente colheremos. O Deus que prometeu que não perderemos nossa recompensa por dar um copo de água fria a um discípulo não deixará de nos abençoar quando abençoarmos os outros, especialmente os pobres. Cedo ou tarde, suas bênçãos nos sobrevirão como um maremoto.

Aqui estão algumas razões para dar generosamente:

Deus promete que você será abençoado por ser generoso com os necessitados.

Quem despreza o próximo comete pecado, mas como é feliz quem trata com bondade os necessitados! (Provérbios 14.21)

Deus pode te abençoar financeiramente ou simplesmente encher você de alegria. Ei, eu aceitaria alegria todos os dias da semana.

A luz vai romper suas trevas

A luz raia nas trevas para o íntegro, para quem é misericordioso, compassivo e justo. Feliz é o homem que empresta com generosidade e que com honestidade conduz os seus negócios. (Salmos 112.4-5)

Depois de clamar a Deus em oração e buscá-lo em sua Palavra, a melhor coisa a se fazer quando estamos em trevas é dar aos outros. Deus promete ao homem generoso que tudo ficará bem.

Deus vai abençoar seus filhos.

Ele é sempre generoso e empresta com boa vontade; seus filhos serão abençoados. (Salmos 37.26)

Em algumas versões, o texto diz que nossos filhos “tornam-se” bênçãos. Pode ser que não aconteça da noite para o dia. Mas, além de continuar orando pelos filhos, dê e continue dando, e orando a Deus para que se cumpra essa promessa.

Deus vai proteger, livrar e restaurar você

Como é feliz aquele que se interessa pelo pobre! O Senhor o livra em tempos de adversidade. O Senhor o protegerá e preservará a sua vida; ele o fará feliz na terra e não o entregará ao desejo dos seus inimigos. O Senhor o susterá em seu leito de enfermidade, e da doença o restaurará. (Salmos 41.1-3)

Deus será honrado

Aquele que oprime o pobre com isso despreza o seu Criador, mas quem ao necessitado trata com bondade honra a Deus. (Provérbios 14.31)

Quando honramos a Deus, Ele nos honra. Ele faz isso porque generosidade para com os menos afortunados reflete seu caráter generoso e gracioso.

Deus considera dar aos pobres um presente pessoal a ele, que ele será fiel em retribuir.

Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará. (Provérbios 19.17)

Os pobres não costumam ser capazes de nos pagar de volta, mas Deus seguramente o faz.

Outros te darão alívio

O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá. (Provérbios 11.25)

Você colherá da mesma forma que der.

Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. (2 Coríntios 9.6)

Deus irá aumentar a sua capacidade para fazer todo tipo de boa obra.

E Deus é poderoso para fazer que lhes seja acrescentada toda a graça, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra. Como está escrito: “Distribuiu, deu os seus bens aos necessitados; a sua justiça dura para sempre”. (2 Coríntios 9.8-9)

Deus vai enriquecê-lo para ser cada vez mais generoso.

Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus. (2 Coríntios 9.11)

Não só vamos crescer em generosidade, mas nossas bênçãos a outros resultarão em eles darem graças e louvor a Deus.