Boas Novas para Maus Pregadores

por Russell D. Moore

Russell Moore
Russell Moore

Na noite passada, recebi um email de um jovem pastor que está desanimado. Ele está começando no ministério e diz que sua pregação é terrível. Ele está tentando melhorar, mas está no começo, e continua medíocre. Tratei esse assunto aqui um tempo atrás, mas decidi reiterar esse ponto porque ouço de muitos jovens pastores que estão também preocupados. Aqui está o que penso:

Seus primeiros sermões são sempre terríveis, não importa quem você seja.

Se você pensa que seus primeiros sermões são ótimos, você está provavelmente iludido com você mesmo. Se o pessoal na sua igreja acha que seus primeiros sermões são ótimos, provavelmente é porque eles lhe amam e estão orgulhosos de você. Se a igreja é boa e lhe apoia, há tanta objetividade nela quanto em uma avó avaliando o trabalho de arte que a netinha de 5 anos a deu escrito “Eu te amo, Vovó”.

Então seus primeiros sermões, a menos que você seja muito atípico, são provavelmente muito, muito ruins.

E daí?

A grande maravilha no ministério cristão é que Jesus não começa tudo do zero com sua igreja a cada geração. Ele dá homens mais velhos no ministério que moldam, disciplinam e direcionam jovens no ministério. Isso inclui (apesar de não limitado a) criticar seus sermões.

Seus sermões serão criticados. E você quer que eles sejam criticados, e criticados duramente.

Claro que você não quer que eles sejam criticados duramente pela sua congregação (e uma atitude crítica em relação à pregação do pastor, membros da igreja, não é um fruto do Espírito). Mas você quer que eles sejam criticados, e você quer que seja agora.

Seus sermões serão altamente criticados no começo de seu ministério, quando você ainda estará sendo moldado, ou será deixado sozinho.

Os grandes pregadores que você ouve ou que lê nos seus livros de história da igreja quase nunca são aqueles que pregaram grandes sermões desde o início de seus ministérios.

Grandes pregadores são aqueles que pregaram sermões realmente ruins. A diferença é que eles pregaram sermões realmente ruins quando eram jovens, e foram lapidados para sempre através da crítica.

Pregadores medíocres são aqueles que começaram pregando sermões que foram, ah, muito bons, mas nunca foram criticados e por isso nunca cresceram.

Então se você está no começo de seu ministério e prega um sermão ruim, e daí? Você está na esteira de maus pregadores anteriores que vai de Moisés a Arão a Simão Pedro a praticamente todo bom pregador do evangelho que você já ouviu com seus próprios ouvidos.

Seu sermão ruim não diz nada sobre seu futuro. Se você tem pessoas na sua vida dizendo: “Ei, esse foi um sermão realmente ruim”, isso realmente indica algo sobre o seu futuro, então louve a Deus por isso. Isso é provavelmente um sinal de que Deus tem algo para você dizer, para o resto de sua vida.

Tags: , ,

Traduzido por Alex Daher | Reforma21.org | Original aqui

Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.