Conforto para pais cristãos com filhos descrentes

Jim Elliff

Todos os pais cristãos desejam que Deus nos mostre alguma forma de garantir a salvação de nossos filhos. A partir daí “nós vamos fazê-lo com toda a nossa força”, pois amamos muito os nossos filhos. No entanto, Deus não fez a salvação como efeito da fé de alguma outra pessoa. Nosso filho ou filha deve vir a Cristo por eles próprios. João nos mostra que todos os cristãos são nascidos na família de Deus “não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, [isto é, a vontade de algum outro], mas de Deus.” (João 1:13).

Embora a salvação seja obra de Deus e não algo que podemos fazer por nossos filhos, ainda há esperança. Considere o seguinte:

1. A luta de oração por seu filho é um dom de Deus. A constante batalha pode indicar que Deus quer dar ao seu filho a vida eterna, pois a oração autêntica começa sempre com Deus. Embora não possamos estar absolutamente certos de que sabemos tudo o que Deus está fazendo, devemos ser otimistas, se a luta continua.

2. O milagre do novo nascimento não é menos possível para Deus se nosso filho está atento a ele ou se está fugindo dele. Nosso filho é como todas as outras crianças quando se trata da graça de Deus. Ele está morto espiritualmente, se ele está na igreja ou não, se ouvia bem as verdades que você tentou ensiná-lo ou não, se ele tem algum interesse em Deus agora ou não tem nenhum. Ele pode ser convertido no chiqueiro ou no banco da igreja e nós não sabemos neste caso o que é preferido por Deus.

3. Deus ouve nossas orações. Embora Deus tenha nos ensinado que Ele escolhe todos os que são Seus, antes da fundação do mundo, Ele também nos ensinou que devemos orar, e não apenas orar, mas esperar resposta às nossas orações. É verdade que Deus é soberano e isso é tão verdade quanto que Ele responde às orações. Na verdade, ele não poderia responder a oração se ele não estivesse no controle de todas as coisas.

4. Podemos ter esperança por causa da eleição de Deus para aqueles que virão a ele. Toda criança está no seu caminho para o inferno a menos que Deus o impeça. A eleição de Deus é nosso amiga. Nós não teríamos esperança para a salvação do nosso filho sem ela, porque nenhuma criança iria se voltar para Cristo e deixar o estado de depravação (Romanos 3:9-11). Mas, devida a eleição de Deus –  das pessoas para si mesmo -, podemos ser encorajados.

5. Seu filho tem algum conhecimento claro do que significa ser um verdadeiro cristão. O Espírito certamente pode trazer isso para levá-lo a qualquer momento, por seu método escolhido. Embora não seja menos de um milagre para uma criança experiente para ser convertida do que uma criança com pouco conhecimento, Deus sempre usa a semente do evangelho em cada conversão.

6. Sua própria desobediência no passado não acabará impedindo o seu filho de se tornar um crente. É inútil censurar-se por qualquer comportamento errado de sua parte, como se fosse a razão pela qual seu filho está sem Cristo. Isso não significa que nós, os pais não devamos nos arrepender e andar num caminho melhor, e até mesmo admitir o erro para nossas crianças. Mas a razão pela qual seu filho está sem Cristo está relacionada com o próprio pecado dela . Todo pai é pecador e inconsistente. Isso nunca foi uma barreira para Deus salvar seus filhos. Ilustrações abundam, de crianças que vêm de famílias sem Deus e que não deixam de ser convertidas a Cristo. Na verdade, esse pode ter sido o caso em sua própria experiência.

7. Algumas crianças podem precisar da experiência de estar longe do cuidado parental a fim de enfrentar a sua própria necessidade de Cristo. O sentido da necessidade de muitos pode ser descoberto apenas no contexto de dificuldades. Nós não devemos ficar surpresos se eles [nossos filhos] partem para algum vôo solo antes de aprender que ele ou ela realmente precisa de Outro como seu piloto.

8. Lembre-se que existem muitas pessoas que gostam da sua própria história antes da chegada de Cristo. Eu não estou dizendo que essas pessoas não teriam gostado de terem sido convertidas antes, mas sim que a dor da história pré-conversão deixou-os com compaixão, compreensão, conhecimento, testemunho e um fardo que eles talvez não teriam tido em qualquer outro caminho. Eles viram a sabedoria de Deus no momento de sua conversão. Isso pode muito bem ser assim com o seu filho. Paulo disse que havia uma razão pela qual ele foi escolhido para ser convertido, para que ele, sendo um assassino, blasfemo e violento agressor – as pessoas poderiam ver e ter esperança de que Deus pode salvar qualquer um.

9. Você não pode salvar o seu filho, não importa o que você faça. Você está em uma posição de confiança. Isso é bom porque é a única forma de agradar a Deus (Hebreus 11:6). Seu descanso em Deus e, simultaneamente, orando ao Deus que responde às orações, será um incentivo para os outros na mesma situação, e igualmente ajudará a responder a seu filho de forma mais positiva, e vai tornar sua vida muito mais alegre do que a sua ansiedade jamais poderia .

10. Finalmente, lembre-se que Deus tem um propósito em tudo que Ele faz. Um dia nós vamos nos alegrar vendo que Deus faz um trabalho perfeito ao governar o universo. Quando reconhecemos isso e colocamos Deus acima de nossas crianças, vamos realmente mostrar aos nossos filhos o caminho cristão para a vida.

Tradução: Rafael Bello | iprodigo.com | original aqui