Gigante casto #4: O pastor paciente

Joffre e sua família

Nota do tradutor: Para entender essa série, clique aqui. Ou acompanhe as entrevistas nesse link.

Esse post é sobre um pastor conhecido apenas como “o pastor que eu entrevistei”. Uma das partes mais interessantes de sua história é quanto tempo ele esperou até se casar. Todos os outros posts foram sobre homens que se casaram em torno dos seus vinte anos, inclusive eu. Não esse guerreiro.

P: Você era virgem até se casar. Isso aconteceu com quantos anos?

 Eu tinha os meus trinta e cinco anos quando me casei.

P: Se um homem [cristão] não é virgem quando se casa, o quanto isso pode ser um problema?

 É um grande problema.

Se as experiências sexuais de um homem incluem alguém além da sua esposa, isso significa que ele tem muitas outras mulheres – e muitas outras experiências – com quem ele pode comparar a sua esposa. É inteiramente possível que de algum modo sua esposa não vai ser boa o bastante quanto uma ou mais dessas mulheres.

Se ele teve relações sexuais com um monte de mulheres, as chances são, também, de que ele “aprendeu” algumas “lições” sobre sexo – e elas podem ser inteiramente as erradas.

Um Don Juan não precisa que ser um grande amante. Ele não está interessado em ficar por perto após o ato sexual. Ele está interessado em seu próprio prazer e, depois, ele segue adiante. Ou seja, desde que tenha o seu orgasmo, ele não se preocupa com a mulher –  embora há chance de que, na esperança de ele ficar por perto, a mulher pode até fingir que ele era um grande amante. Promiscuidade generalizada é um treinamento horrível pro casamento.

Porém, mesmo se o homem tenha feito sexo com apenas uma mulher, aquela com quem ele eventualmente se casou, ainda significa que a vida sexual dele foi dividida em duas fases: ilícita e lícita – e a fase ilícita teve certos temores que vieram do fato que o ato foi pecaminoso naquele tempo. Uma vez casado, no entanto, não somente há toda a culpa de um relacionamento passado para carregar dentro do casamento, mas também há um treinamento insatisfatório que continua até certo ponto  – sexo bom, sexo excitante é sexo ilícito. Então, quando você está casado, suas relações sexuais são lícitas e, portanto, perdem a excitação, a adrenalina, o “ela vai ou ela não vai” que caracterizou a experiência sexual prematura. E o único caminho de ter isso de volta é ter um caso.

Agora, tendo dito tudo isso (e eu poderia dizer mais sobre culpa e como ela afeta homens muito tempo após o pecado), também, deveria adicionar que Deus é muito gracioso, que um homem caído pode ser restaurado, e que se uma mulher achar um homem piedoso que caiu antes do casamento, mas que agora está caminhando em arrependimento, esse pecado anterior necessariamente não deve ser visto como uma quebra de acordo. Como ele está lidando com o pecado é mais importante do que o pecado em si.

P: Eu tenho notado que as pessoas dificilmente acreditam que um jovem pode permanecer virgem por opção. Isso é, o sexo seria impossível de ser resistido por muito tempo. Eu tenho certeza que foi muito difícil, mas o quanto foi, realmente? Que tipo de luta é essa?

 Sexo é certamente possível de resistir. A dificuldade, porém, não é apenas resistir a fazer sexo. Você pode criar limites, recusar-se a ficar sozinho com uma mulher ou evitar as circunstâncias em que você ficaria sozinho com ela, etc. Você pode simplesmente não ficar próximo de alguém que você acha atrativo. Há um número de fatores.

Mas o que é mais difícil, eu acho, é lidar com outras tentações sexuais (desejo, fantasias sexuais, pornografia). Um homem pode estar comprometido a não ter sexo com uma mulher e pode não ter uma namorada ou algo assim, mas ao mesmo tempo ele pode ser bombardeado com outras tentações sexuais que ele acha muito difícil de resistir – todas essas também poderiam tornar mais difícil de resistir se, digamos, uma mulher sexy viesse para cima do cara. Isto é, as fantasias sexuais estão treinando em infidelidade.

P: Você deve ser algum tipo de maricas. Assim como os outros caras do tipo “vou esperar até casar”. O que você diz sobre isso?

 Não. Um monte de caras dizem que querem percorrer todo o caminho com uma garota, mas eles realmente querem percorrer somente uns 10 centímetros. Se eles quisessem percorrer todo o caminho, eles deveriam cortejá-la, casar-se com ela, ter filhos com ela, sustentá-la, acordar de noite para tomar conta dela e dos bebês, e, eventualmente, se não morrer antes, enterrá-la.

E é preciso ser mais homem para fazer isso que para simplesmente fazer sexo com ela.

P: Como você compararia a dinâmica de ser um virgem até os 35 para a de um homem que casa com seus vinte e poucos anos?

 Eu não tenho certeza se posso responder isso bem, dado que eu tenho a experiência do primeiro, mas não do segundo. Mas eu pensaria que um cara que casa cedo deveria ter menos problemas em alguns aspectos. Mas é difícil pra mim colocar isso em palavras….

Em geral, porém, Don Miller está correto em Blue Like Jazz (que pra mim é uma mochila misturada: umas coisas boas, umas coisas ruins e umas coisas meio estranhas no fundo).

Ele tem alguns excelentes capítulos sobre ser solteiro, e mostra como quando você está solteiro por um longo período, sua bolha pessoal se expande e ocupa toda a sua casa, até sua própria existência. Sua mente, ele diz, era como uma estação de rádio parada em uma única estação: “Don FM: Tudo Don, todo tempo.”

Quanto mais tempo um cara fica solteiro – ao menos que ele esteja deliberadamente silenciando seu egocentrismo – mais e mais egoísta ele vai ficar.

Sexo é prazeroso, mas é também (em um sentido) trabalho. Pressupõe que envolve colocar outro alguém acima de si mesmo. Mas se você está se treinando em egoísmo ao longo de anos e anos e em todas as esferas da sua vida, então, é provável que você seja um egoísta aqui também.