Igreja local: para sua perseverança

por Jeff Lacine

Esse é o primeiro episódio de uma série de 7 partes sobre a igreja local. Em cada uma delas, examinaremos uma passagem bíblica diferente, observando como ela mostra que a igreja local é vital para a vida de um crente.

Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado, pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio. (Hebreus 3.12-14)

Nessa passagem, temos uma garantia maravilhosa e uma advertência firme. A garantia maravilhosa vem da última frase: Pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio. De outra forma, se chegamos a ser participantes de Cristo, perseveraremos. Verdadeiros crentes nunca cairão da graça e serão desqualificados de sua herança – fato.

Por outro lado, essa passagem traz uma advertência firme. Somos exortados a procurar os meios que Deus ordenou para nos guardar de cair. A saber, a igreja local. Não somente como uma instituição ou reunião formal, mas como amigos e encorajadores – irmãos e irmãos batalhando pela santificação e perseverança do outro. Essa interação honesta e regular com outros crentes é um meio de graça que Deus estabeleceu para contra-atacar o coração enganador e endurecido pelo pecado que, de outra forma, nos afastaria de Deus.

Deus projetou que nossa perseverança torne-se completa em uma comunidade autêntica – vivendo e morrendo juntos no Evangelho de Cristo.

Traduzido por Josaías Jr | iPródigo | Original aqui