Isso é pecado

Julian Freeman

Você já teve a experiência de ficar com a consciência inquieta? Não é culpa, porque você não tem certeza de que pecou, mas também não fica claro, porque você não tem certeza de que não pecou. É apenas inquietude.

Você já tentou identificar o pecado em sua vida, de modo a confessá-lo a Deus ou aos outros? Você já considerou se uma ação específica é algo do qual você precisa se arrepender, ou tudo é aceitável?

Você já tentou contestar alguém amorosamente em algo que parece errado na vida dela, mas não foi capaz de apontar para onde realmente estava o problema?

Estou convencido de que em muitas vezes que falta clareza nas nossas conversas e em orações sobre o pecado, é porque não estamos nos esforçando para pensar em categorias bíblicas. Há muitos anos, alguém me desafiou a tentar manter minhas conversas sobre pecado atadas às palavras bíblicas. Dessa maneira, podemos falar sobre pecado como pecado… e, se alguma coisa não é pecado, então devemos lidar com ela no campo da preferência ou simplesmente liberdade.

Para ver o que o Novo Testamento chama de “pecado”, confira as seguintes passagens. Essas são algumas das que são comumente chamadas de “listas de pecado” do Novo Testamento.

Marcos 7.21-22; Romanos 13.8-14; 1 Coríntios 5.9-11; 1 Coríntios 6.9-10; Gálatas 5.19-2; Efésiso 4.25-31; Efésios 5.3-5; Colossenses 3.5-9; 1 Timóteo 1.8-11; 2 Timóteo 3.1-5; Apocalipse 9.20-21; Apocalipse 21.8; Apocalipse 21.17

Eu achei útil classificar os vários pecados nos tipos: “Coração”, “Boca”, e “Corpo”. Curiosamente, quando os autores do NT falam sobre pecado, eles estão geralmente falando sobre o seu coração, até mesmo antes de suas palavras ou ações.

Pecados do coração Pecados da boca Pecados do corpo
Pensamentos maldosos Enganação\Mentira Imoralidade sexual
Cobiça\Ciúme Calúnia Roubo
Perversidade Brigas (no sentido de discussão) Assassinato
Luxúria Rixas Adultério
Inveja\Ganância Dissensões Orgias
Orgulho\Arrogância Discórdia Embriaguez
Tolice Insultos Feitiçaria
Impureza Conversas tolas Ataques de raiva
Idolatria Conversas corruptas Enganação
Inimizade Brincadeira rude\ conversas obscenas Homossexualidade
Rivalidades Perda de domínio próprio Comportamento abusivo
Murmurar Brutalidade
Amargura\ira Perda de domínio próprio
Vociferar\gritar
Malícia
Paixão mundana
Desejo maligno
Amor próprio
Amor ao dinheiro
Não amar a Deus
Amar os prazeres, não Deus
Desobediência aos pais
Ingratidão
Ser insaciável
Crueldade
Ser traidor
Ser imprudente
Adoração a ídolos e a demônios
Ser covarde
Ser incrédulo
Perda do domínio próprio

 

Assim, minha sugestão é essa: procure saber sobre esses pecados, então você poderá ficar atento em relação a eles em sua própria vida. Use essas palavras para confessar seus pecados a Deus e aos outros. Use essa lista de pecados para ajudar a aliviar ou agir de acordo com os sinais da sua consciência. E use essas palavras que descrevem pecados em suas conversas com os outros, você poderá servi-los ajudando-os a pensar mais em categorias bíblicas também.