Liderança + Férias em Família (1)

Por C.J. Mahaney
Por C.J. Mahaney

Provavelmente você já viu o folder da Walt Disney World, aquele onde a família está vestida com orelhas de Mickey Mouse, posando para a foto, com o Castelo da Cinderela erguendo-se sobre o céu ao fundo e os fogos de artifício explodindo e descendo, para celebrar a conclusão de um dia cheio de diversão. Grandes sorrisos estão presentes em cada face. Mas, se você já foi à Disney, você sabe que pode ser difícil encontrar essa família. Muitas das famílias na Disney parecem um pouco diferente do que você vê no folder.

Com o que sua família se parece nas férias?

Com o que sua família se parece – o que uma família experimenta nas férias – é algo grandemente determinado pela atitude e liderança do pai, antes e depois das férias.

Alguns pais investem as férias em um lugar como a Disneyworld, comprometidos em visitar cada atração, ver todos os shows e experimentar todos os brinquedos. Cada momento e detalhe foram planejados com precisão militar enquanto o pai lidera sua esposa e filhos nesta missão aguardadíssima. Mas ao meio-dia do primeiro dia, a família passou boa parte da manhã parada em uma grande fila, a cada minuto mais queimados pelo sol. As crianças estão cansadas, irritadas e famintas. E o pai passou seu tempo na fila refletindo sobre a bela parte de seu salário que ele investiu nessa experiência esquecível. E ele não está sorrindo.

Disney
Disney

Outros pais escolhem locais de férias menos em voga. Esse não é o papai Disney. Nada disso! Esse pai leva sua família para o lago ou para a praia. Não há filas aqui. Aqui os dias passam lenta e previsivelmente. E, se ele não é cuidadoso e focado, esse pai erroneamente presumirá que apenas o local garante férias maravilhosas e memoráveis. É possível que esse pai veja as férias da família como um contexto pacífico e belo, onde ele possa principalmente descansar e relaxar com o pouco que lhe é exigido. Sua esposa e seus filhos desejam sua liderança durante esse período, mas raramente a experimentam. E eles não estão sorrindo.

Aqui vai o que aprendi. A diferença entre férias esquecíveis e férias inesquecíveis não é o local ou as atrações. Não. A diferença entre férias esquecíveis e inesquecíveis é a atitude e liderança do pai. Isto faz toda a diferença.

Férias em família dão uma oportunidade única a cada ano para que os pais criem memórias que seus filhos nunca esquecerão. Memórias que durarão a vida inteira. Memórias que serão recriadas por seus filhos com os seus netos. Memórias que sobreviverão a você. Mas, a fim de criar essas memórias, um pai deve ser diligente para servir e liderar durante as férias. Como o pai vê seu papel nas férias fará toda a diferença nelas.

Portanto, nessa época em que as férias da família estão sendo cuidadosamente planejadas e impacientemente esperadas, pensei que talvez fosse útil se eu passasse adiante o que aprendi por esses anos, na esperança de que suas férias em família sejam momentos juntos, que glorifiquem a Deus, sejam cheios de graça, construam relacionamentos e tragam lembranças.

Sumário

1. Um coração de servo
2. Uma atitude exemplo
3. Um reconhecimento do pecado interior
4. Estudando sua família
5. Boas surpresas
6.Intencionalmente juntos
7. Gratidão a Deus.

Vamos para à primeira lição.

1. Um coração de servo

Maridos são chamados por Deus para servir e liderar. Mas estamos todos vulneráveis a ver as férias da família como um merecido tempo longe do trabalho, onde podemos descansar e relaxar! Mas essa atitude e esse tratamento para as férias normalmente revelam um egocentrismo que não agrada a Deus ou serve a nossas famílias. Na verdade, férias que glorificam a Deus, saturadas de graça, construtoras de relacionamento, e memoráveis, não devem ser férias para o pai. Ao invés de simplesmente relaxar e descansar, o pai tem o privilégio de servir, liderar, planejar, tomar a iniciativa e trabalhar.

ferias01E você saberá que você está servindo e liderando efetivamente em suas férias quando você chega à noite e cai na cama mais exausto que no fim do pior dia de trabalho. O pai deve adentrar nas férias da família comprometido a servir, liderar, planejar, tomar a iniciativa e trabalhar, e fazer tudo isso com alegria. Esse não é seu tempo de descanso. Somente sua esposa merece descansar nas férias (porque ninguém trabalhar mais que ela no resto do ano).

Mas para o marido, as férias são uma oportunidade única de servir, liderar e, de algumas maneiras, trabalhar mais pesado que ele faz durante uma semana normal de trabalho. Mas esse tipo de trabalho é alegria pura como nenhum outro.

2. Uma atitude exemplo

A atitude do pai faz a diferença entre férias esquecíveis e inesquecíveis. A atitude do pai transcende o lugar das férias a cada e todo momento. E nas férias, seus filhos estão cuidadosamente estudando e monitorando sua atitude. A atitude do pai é o sintonizador, e um pai com falta de alegria e gratidão infectará as férias inteiras. Nenhuma atração em todos os livros da AAA¹ compensará a atitude pecaminosa do pai em afetar a viagem inteira.

Filhos podem ser temporariamente distraídos por alguma atração, mas no final a memória daquelas férias estará associada com a alegria, gratidão, generosidade e serviço do pai, ou com sua irritação, frustração, e ira.

E não existem férias do evangelho. Nenhuma viagem em família de sucesso é possível sem o Evangelho e sem ser lembrado de suas implicações. Nossa alegria, gratidão, generosidade e serviço são todos inspirados e formados pelo Evangelho.

187416038_8c9ca0952cFérias nos dão períodos tranquilos, onde à sombra da cruz um marido/pai percebe novamente que ele está recebendo muito mais que merece. Ao invés da ira e do inferno, Deus tem sido misericordioso e bondoso, derramando sua ira sobre seu Filho, de maneira que pecadores como eu e você pudessem experimentar perdão, justificação, redenção, reconciliação e adoção.

E por causa da cruz, evidências da graça proliferam-se em nossas vidas, começando em nossas famílias. Nós deveríamos ser especialmente gratos a Deus por cada membro de nossa família e expressar esta gratidão a eles. Férias são oportunidades de discernir e celebrar esses dons únicos de Deus, que não merecemos.

Ninguém deveria ser mais feliz nas férias que nós. Durante nossas férias, nossos filhos deveriam repetidamente nos observar sorrindo e gargalhando, e por toda a viagem eles deveriam ser os objetos de nossa afeição e apreciação.

Sua atitude em férias de família será mudada quando você perceber a graça de Deus que reverbera em você na forma de sua família.

¹ American Automobile Association, uma organização sem fins lucrativos, que, entre outras coisas, publica diversos materiais sobre viagens, férias, hotéis, etc.

Traduzido por Josaías Jr | iPródigo