Liderança + Férias em Família (2)

Por C.J. Mahaney
Por C.J. Mahaney

Para ler a primeira parte dessa série, clique aqui

3. Um reconhecimento do pecado interior

Não se esqueça do pecado que habita em você. Embora você esteja saindo de férias, seria sábio lembrar que o pecado nunca faz isso. Simplesmente mudar a geografia não subjuga ou silencia o pecado. Seremos enganados se pensarmos que uma mera mudança de cenário ou a descoberta de um lugar idílico irão, de alguma forma, suspender a natureza ativa do pecado. De fato, o pecado pode estar bem ativo nas férias, tentando arruiná-las. Se o marido não está preparado para o pecado e a tentação, ele e sua família serão mais vulneráveis a isto.

Um marido sábio inicia antecipando como e onde ele será tentado pelo pecado nas férias. Pondere adiantadamente sobre os padrões existentes de seus pecados e as tentações potenciais nesta viagem, e prepare-se cedo para essas tentações.

E de todas as maneiras inclua sua esposa nesse processo anterior, e peça as observações e correções dela durante as férias. Inúmeras vezes, Carolyn me protegeu do pecado com seu conselho, correção e encorajamento. Senhores, isso não é sobre se você será tentado a pecar nas férias, é sobre como e quando você será tentado a pecar. Prepare-se agora para este momento, de forma que, pela graça de Deus, você não seja enganado pela tentação e pelo pecado.

O pecado não tira férias
O pecado não tira férias

E prepare seus filhos para suas tentações individuais. Reveja com seus filhos a tentação e tendência a serem egoístas ou descontentes, com instruções específicas de como e quando isso poderia tomar lugar. Prepare-os com passagens apropriadas da Escritura para o seu conflito com o pecado. E mais importante: prepare-os para oportunidades de servir e expressar gratidão (particularmente à mãe) durante as férias. Tenha certeza de que eles entendem que não estão tirando férias do alegre cultivo da piedade.

4. Estudando sua família

Determine antecipadamente como servir mais efetivamente sua família nas férias. Pessoalmente, minha ideia de grandes férias são atividades sem descanso. Eu adoro fazer alguma coisa. Eu não enxergo o descanso ou a cessão das atividades como relaxante ou revigorante. Não. Eu quero atacar a vida a cada dia e fazer alguma coisa a todo momento de cada dia de férias. Isso é o que quero fazer nas férias. Mas aprendi que essa atitude em relação à vida e às férias não é compartilhada por minha esposa e minhas filhas (embora esteja feliz em dizer que é pelo meu filho!).

Anos atrás, nossas férias eram caracterizadas por planejamento cuidadoso e atividade máxima todos os dias. Onde estivéssemos haveria coisas a fazer e nós faríamos todas elas! E eu esperava que minha família amasse tudo isso e aproveitasse tudo isso e, no fim de cada dia, eles expressariam efusivamente sua gratidão e reconhecimento de que ninguém, atualmente ou em toda a história, planejou e liderou férias mais eficazmente que eu. Mas não funcionou dessa forma.

Embora já tenham se passado alguns anos, eu vividamente me lembro de uma viagem em particular em que minha esposa sabiamente me perguntou se seria possível descansar em algum ponto das férias. Embora estivesse perplexo sobre por que alguém gostaria de descansar nas férias, eu escutei, e pela graça de Deus, aprendi como servir mais efetivamente minha família nas férias. Percebi que meu planejamento para nossa viagem era amplamente formado por minhas preferências, e não as preferências da minha esposa e meus filhos. Essa conversa com Carolyn fez diferença no meu planejamento de férias.

Estude sua família
Estude sua família

E, desde essa conversa, minha prática tem sido reunir-se com minha família antes das férias e descobrir de cada um o que eles gostariam de fazer, de maneira que eu possa criar um contexto para a satisfação de tudo o que eles desejam, na medida do possível. E então, não fazemos tanta coisa quanto fazíamos antigamente nas férias, mas estou feliz em registrar: estou servindo mais efetivamente minha família.

Sua família sem dúvida é diferente da minha. Talvez sua família goste de preencher cada dia com quanta atividade for possível. E talvez sua ideia de férias envolva a menor quantidade de movimento possível todos os dias. Se for assim, talvez a maneira mais eficaz de você servir sua família seja fazendo o tanto de coisas que for possível a cada dia. Se você está em falta de ideias, me ligue; tenho muitas delas que não pude usar.

Como você pode servir mais efetivamente sua família nas férias? Bem, para responder essa pergunta você deve estudar e entrevistar sua família. Descubra o que eles gostariam de fazer e se é possível fazer acontecer, mesmo que envolva apenas descansar e relaxar.

5. Boas surpresas

Deve haver surpresas durante cada viagem! Crie uma tradição de surpreender sua família.

Pessoalmente, eu amo surpreender minha família (tenho certeza que você também). E eu tento fazer isso durante o ano. Mas eu quero que isso seja parte de todas as férias da família também. Surpresas eficazes começam com o estudo de cada membro de sua família para descobrir que surpresa memorável e significante estaria envolvida. Mas confie em mim: cada membro de sua família adora ser surpreendido.

White Gift Box with Red Satin Ribbon BowEu poderia apresentar uma lista de maneiras com que surpreendi os membros de minha família pelos anos, mas não acho que serviria para você. Não serviria porque é mais provável que os membros de minha família sejam diferentes dos membros de sua família. Veja, uma surpresa eficaz é uma ciência. É uma ciência desenvolvida, baseada no estudo perspicaz de um membro da família. Você deve estudá-los e deve discernir suas paixões e dons, suas preferências e alegrias, a fim de criar e produzir uma surpresa para eles de maneira efetiva.

E que alegria é surpreendê-los! Na verdade, o efeito mais importante de surpreender nossa família não é a surpresa em si, mas a comunicação de nossa profunda afeição por eles através da surpresa. Muito tempo depois de a surpresa ter acontecido, ou do presente já ter perdido sua utilidade, a expressão de afeição e a memória do momento permanece. Pense cuidadosamente e planeje com um propósito quem você pode surpreender.

Então, como você pode surpreender sua família e comunicar seu profundo afeto em suas férias de verão?

Continua na próxima segunda

Traduzido por Josaías Jr | iPródigo