O Retorno de Cristo

Sinclair Ferguson
Por Sinclair Ferguson

“Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus; nem ainda para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no Santo dos Santos com sangue alheio. Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado. E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.” – Hebreus 9:24-28

Esta passagem fala de três aparições de Jesus Cristo: sua primeira aparição  foi para que ele pudesse vestir e assumir nossa humanidade e assim poder suportar os nossos pecados. Então sua aparição à destra do Pai onde ele vive intercedendo por nós. Finalmente sua vinda para prover a redenção final e a salvação para aqueles que esperam ansiosamente por ele.

Nós regozijamos em sua estadia terrena e nos regozijamos em sua situação celeste, mas esperamos ansiosamente por sua volta. Sabemos que esta simples verdade faz toda a diferença no mundo. A pessoa que não é um cristão não acredita que a vida e a história estejam indo para lugar algum. Mas o mais simples dos cristãos tem sua vida revolucionada ao olhar adiante para o glorioso dia da volta de Cristo.

Esta é a coisa mais importante que eu posso dizer sobre a segunda vinda: Ele está vindo.

Nossa maior necessidade quando discutimos a segunda vinda de Cristo é lembrar que ela é, em primeiro lugar, a vinda de Jesus. O ensino da Bíblia não nos é dado para que nos tornemos solucionadores de palavras cruzadas teológicas. Quando fazemos isso nós afastamos o nosso olhar do Senhor Jesus. O Senhor recompensará com a coroa da justiça a todos os que resolverem o enigma? Não, o Senhor concederá a coroa para todos os que amam a vinda do Senhor Jesus. Nunca se deixe desviar do pensamento de que o que a Bíblia tem a dizer sobre o fim da história é realmente sobre o próprio Jesus. “Ame a vinda de Cristo” é a grande mensagem do Novo Testamento.

1) A Promessa da Vinda de Jesus

Primeiro, não há nenhuma parte do Novo Testamento que não traga a mensagem de que Jesus virá em glória. Quanto mais Jesus se aproxima da cruz mais ele ajuda os discípulos a entenderem que ele realmente vai voltar no fim dos tempos.

Segundo, no Novo Testamento os anjos anunciam sua vinda. Lembre quando os discípulos estavam olhando para o céu após Jesus e viram a nuvem de glória e um anjo veio e disse “Com licença, por que vocês estão olhando aí para cima? Este mesmo Jesus vai vir da maneira que vocês o viram subir – da mesma forma que aquela nuvem de glória que vocês leram no Antigo Testamento, a manifestação externa da glória de Deus.” Os anjos estão dizendo “continue com seu trabalho mas mantenha seus olhos neste mesmo Jesus que vai voltar”.

A volta de Jesus Cristo não é um acréscimo extra ao evangelho. É o suporte do evangelho. É uma das coisas que distinguem os cristãos. Uma das características de pessoas realmente idosas é que elas revisitam o passado, mas o cristão que é um velho santo está olhando adiante para ver o que Jesus está fazendo e quer ouvir a respeito da igreja.

2) A Forma da Vinda de Jesus

Por que ele deveria dar esta promessa aos seus discípulos? Porque os discípulos o viram ser progressivamente rejeitado, viram os horrores do Getsêmani, eles viram sua crucificação. Você sabe o que Jesus quer? Ele quer que aqueles que o viram em sua humilhação – onde você trabalha e onde você estuda – o vejam em sua glória. Jesus tem sido tão humilhado e jeremiado, mas nós o veremos em sua majestade e glória.

Jesus virá de forma visível. Fomos avisados de que todo olho o verá. Que maravilha sobrenatural isso vai ser. Quando alguém disser que o Messias veio não acredite neles porque quando o Messias vier ninguém vai precisar contar a você.

Ele virá de forma audível. Quando Jesus vier vai ser barulhento. Em certo ponto de nosso culto, fazemos a transição do coro cantando para a congregação levantando e cantando a doxologia. A transição é anunciada por essas trombetas na parte de trás e os visitantes saltam. Jesus virá dessa forma – surpreendente, audível.

Jesus virá triunfantemente. 2 Tessalonicenses 2:8. Jesus está ensinando sobre “o iníquo” que será revelado, e a quem o Senhor Jesus irá matar com o sopro da sua vinda. A idéia aqui é que Jesus irá simplesmente soprar e este poder mau será aniquilado.

3) O Tempo da Vinda de Jesus

Primeiro, nós sabemos que o tempo em que ele vai voltar é desconhecido. Até os estudiosos críticos que não valorizam o Novo Testamento dizem que Jesus foi claro quando disse que ninguém sabe quando é a segunda vinda, nem mesmo o Filho.

Segundo, quando Jesus vire será inesperado (2 Pedro 3).

Terceiro, o Senhor virá logo. Como nós entendemos isso? Pense da seguinte forma: O retorno do Senhor Jesus é o próximo grande dia no calendário de Jesus.

Quarto, a volta de Cristo está sendo atrasada. 2 Pedro 3 diz que um dia nos céus é como mil anos aqui na terra e que o Senhor não é demorado em cumprir sua promessa. Ele é longânime, não querendo que nenhum pereça. Se Jesus tivesse voltado apenas um ano atrás alguns de vocês estariam no inferno.

4) O Propósito da Vinda de Jesus

Primeiro, ressuscitar os mortos. A ressurreição de Lázaro é uma figura do que ele fará com todo o mundo. No poder miraculoso daquele que fez a criação do nada, ele irá reunir corpo e alma. O que significa para nós sermos filhos de Deus será realmente visível nos corpos da ressurreição. Às vezes você pode se perguntar se você é mesmo um cristão. Naquele dia, quem você é por dentro será quem você vai ser por fora. Cristo é glorificado na ressurreição do corpo e nas batalhas dos crentes cristãos.

Segundo, ele virá para julgar o mundo. Veja Romanos 2.

Terceiro, ele virá para recompensar os justos e transformar a criação que geme e suporta angústias até agora. Toda a criação está na ponta dos pés à espera de que o mundo seja restaurado e refeito.

Onde o primeiro Adão trouxe caos, o segundo Adão vai completar o que Adão devia ter feito no princípio. Ele vai consertar tudo, uma nova ordem mundial – o povo de Deus, sem pecado, cantando. E em nossa humanidade ele dirá ao seu Pai, “Isso é seu. Receba de seu filho amado.” E Deus será tudo em todos.

5) Nossa Resposta à Vinda de Jesus

Primeiro, use bem o atraso. O Novo Testamento não usa a segunda vinda como razão para o evangelismo, mas usa o atraso como uma razão para o evangelismo.

Segundo, perceba que a vida cristã até aquele dia é de um gemido interior. O apóstolo Paulo ensina que são os que têm o espírito como as primícias que gemem de expectativa.

Terceiro, nós devemos viver de forma piedosa. Devemos fazer isso juntos, encorajando uns aos outros e fortalecendo uns aos outros.

Quarto, nós devemos crescer na graça da antecipação alegre da volta do Senhor Jesus Cristo. Paulo contrasta Demas aqui (2 Timóteo 4:10) com o cristão fiel. Ele diz que Demas desertou de sua fé, tendo se apaixonado pelo presente mundo. Mas Paulo continua e diz que Deus dará uma coroa a aqueles que se apaixonaram por Jesus.

Assim nós como cristãos não devemos ansiar pela segunda vinda simplesmente por estarmos interessados em saber como a palavra cruzada será resolvida, mas simplesmente porque nós o amamos.

Muitos livros que que cresci lendo concluíam com esta palavra:  “Fim”. A grande coisa sobre a vinda do fim é que é apenas o começo e vai durar para sempre.

Traduzido por Daniel TC | iPródigo | Original aqui.