Preparando-se para encontrar Jesus

Por Noel Piper
Por Noel Piper

O Advento¹ é um tempo de olhar para trás, relembrando o povo fiel que esperava pela salvação que Deus prometeu, como 1 Pedro 1.10-12 nos diz:

Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada, investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam. A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.

Então, os próximos versos prosseguem, ao levar nossos olhos em direção ao Advento, na expectativa do retorno de Jesus.

Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo. (1 Pedro 1.13-19)

Haverá outro advento de Cristo; ele virá de novo. Isso faz do Advento uma época para instrospecção. Pedro nos mostra o alto padrão de Deus enquanto refletimos sobre nossa estadia permanente com ele: “Sejam santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1.16). Este é um tempo para perguntarmos a nós mesmos questõs como:

  1. Tenho um pensar lúcido e a mente sóbria, ou minhas preocupações são geralmente triviais? (verso 13)
  2. Minha esperança está totalmente na graça que receberei de Jesus em sua Segunda Vinda, ou tremo com o pensamento de deixar para trás a vida que amo? (verso 13)
  3. Sou um filho obediente de meu Pai, ou ainda sou moldado pelas paixões que me dirigiam anteriormente? (verso 14)
Arranjo tradicional do Advento
Arranjo tradicional do Advento

Se devoções pessoais regulares não são parte de nossas vidas, esse seria um tempo perfeito para começar. Lembremos que Deus ordenou aos adultos em Deuteronômio 11 a “por estas palavras em seu coração e em sua alma” (verso 18), e que ele deseja de nós que “amemos o Senhor [nosso] Deus” (verso 1).

A água viva em nossos corações é uma fonte com o qual exibimos Cristo para aqueles próximos de nós. Nosso tempo com Deus e sua preparação em nós é um fundamento necessário. Sem isto, nossas atividades de Natal se degenerarão em mero entusiasmo.

Entretanto, embora queiramos uma celebração significativa de Natal, essa não é a principal razão de nossa reflexão e autoexame. Nossa motivação mais profunda é o fortalecimento de nossa esperança final em Jesus “para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda” (1 João 2.28).

Que essa época possa ser tempo de reflexão do que nossas vidas são – gratidão pelas promessas que foram cumpridas quando Deus nos deu o dom de seu Filho e esperança e preparação para a volta de Cristo.

Traduzido por Josaías Jr | iPródigo

¹ Advento é o período correspondente aos 4 domingos e 4 semanas antes do Natal. Especialmente comemorado por igrejas do hemisfério norte, é um período que relembra a espera pela vinda de Cristo e também celebra a expectativa para a Segunda Vinda. (N.T.)