Rapaz, com quem você se casará também é importante!

Assim como uma mulher deve pensar cuidadosamente sobre um marido em potencial, você deve ser cuidadoso sobre uma esposa em potencial. Avaliar com atenção várias áreas te salvará de uma vida de frustração. Agora, você pode achar que ela é linda, divertida ou agradável para você. Isto não é o bastante. Uma gravidez pode alterar uma aparência, responsabilidades do lar podem revelar preguiça, e uma discordância sobre dinheiro pode fazê-la ficar contra você. A igreja na América do Norte tem muitos homens que são prejudicados em suas habilidades e sucessos porque estão distraídos por um rosto bonito que agora parece trazer mais problemas do que felicidade.

Uma garota não imagina o quão impactante um marido será sobre sua vida a menos que uma mulher mais velha seja franca com ela. Assim, você não pode imaginar como essa garota atraente impactará sua vida, a menos que alguém seja franco com você. Casamento irá impactar quase todas áreas de sua vida. Preparado?

1. Ela vai impactar sua vida espiritual - Se a garota não é crente, deixe ela agora. Você não tem o direito de se unir com alguém que não é crente, e tem uma responsabilidade de obedecer as orientações claras e boas sobre isso (2 Coríntios 6.14). Namoro é para casamento e não para evangelismo. Alguns caras acham que é cruel ou injusto terminar com uma garota só porque ela não é cristã. A realidade da perspectiva de Deus em primeiro lugar é que será cruel e injusto começar um relacionamento errado com ela. Então, você vai ser falsamente “legal”, ou vai ser franco com ela por ser obediente ao seu Deus? Seja honesto com ela que você falhou em andar nos caminhos de Deus, falhou em mostrar que o evangelho e a nova vida em comunhão com Cristo é fundamental para o casamento cristão e, portanto, para um namoro. Peça às mulheres piedosas da igreja que façam amizade com ela e ministrem a Palavra de Deus em sua alma. E o que você deve fazer? Ore. Mantenha seus braços longe dela. Sem encontros. Se afaste sem nenhuma promessa futura, até que outros cristãos maduros estejam convencidos de que ela está verdadeiramente transformada e não apenas professar uma fé por querer ter um relacionamento com você.

Se ela é crente, ela irá crescer ou estagnar? Ela ama a Deus e tem comunhão com ele ou com ela própria? Ela é ansiosa por aprender de sua Palavra ou é mais animada com compras e amigas? Ela é fiel à graça de Deus e à você agora ou ela é promíscua com seu corpo e emoções para outros homens? Ela irá encorajar e apoiar suas iniciativas na liderança do culto familiar ou ela irá impedir isso? Ela é do tipo que vai estar pronta, e deixar as crianças prontas, para o culto no domingo de manhã ou você terá que lutar para conseguir todos no carro na hora certa? Poucos de nós homens somos capazes de alimentar uma criança, vesti-la e afivelá-la  dentro do carro, sentada por parte da manhã sem ajuda, embora Deus possa conceder graça em circunstâncias excepcionais. Só porque você é o homem, só porque você é o líder do relacionamento não significa que você será capaz de colocá-la no caminho da santificação. Ela poderá ser tanto um empecilho para sua santidade ou um catalisador, um doce estímulo para seu desenvolvimento pessoal e espiritual. E isso também será verdade para qualquer futuro filho.

Pense bem. Ore. Peça conselho de homens sábios com grandes casamentos.

2. Ela vai impactar seu serviço na igreja - A garota em quem você está pensando fica animada com o seu envolvimento na igreja local? Ela vai te encorajar a servir a congregação com seus dons ou, ao invés disso, vai reclamar que você não está ajudando com as roupas na lavanderia? Ela vai te deixar livre para construir o corpo de Cristo de todas as formas que você puder ou ela irá fazer disto a última prioridade? Ela será como uma Priscila (Atos 18) ou como uma Mical (2 Samuel 6.16-20)? Se você acha que isso será um problema, procure outra companheira. Você irá ter que responder à Deus por ter casado com uma mulher que te impede de servir à Cristo em sua igreja.

É especialmente importante pensar sobre isso se você considera qualquer tipo de ministério formal. Muitos pastores são prejudicados em seus trabalhos por causa de esposas que se aproveitam do horário de trabalho flexível e da sua vontade de ajudar, que é a característica de muitos homens voltados ao ministério. Essas esposas aleijam a igreja. Seus maridos estão fazendo a rotina de lavanderia ao invés de visitação hospitalar, cuidado habitual dos filhos ao invés de preparação para o sermão e paparicando suas esposas ao invés de pastorear almas. Eu analiso várias recomendações de candidatos para estudarem nos seminários. Cada vez mais, boas igrejas percebem que, não apenas o estudante, mas também sua esposa precisa ser avaliada no seu papel como esposa e mãe. É normal que homens fiéis brilhem com uma amorosa, constante, sábia e apoiadora esposa. Embora sua esposa não te qualifique para o ministério pastoral, ela certamente pode te desqualificar.

Vá com cuidado.

3. Ela vai impactar sua reputação - Você sabe o que sua namorada fala de você para suas amigas? Para a  mãe dela? Para o mundo do facebook e twitter? Certa vez, minha esposa foi visitar uma mulher que repetidamente menosprezava seu marido, não como um homem mal ou como um pai ruim, mas como um pateta. Falar dessa maneira se tornou um hábito para ela, e isso fez com que as pessoas desrespeitassem seu marido. Enquanto é sua responsabilidade se comportar de uma forma respeitável, também é responsabilidade de sua esposa falar de você de uma forma que preserve e construa sua reputação ao invés de revelar suas falhas e deficiências ao mundo. A mulher de Provérbios 31 se comporta e fala de uma forma que permitirá que seu marido confie nela plenamente (v. 11). Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida (v.12), e parte disso é através de suas palavras.

Isso não significa que a esposa tem que ocultar os graves padrões pecaminosos de seu marido de pastores ou outras pessoas que precisam saber, mas ela deve ter muito cuidado para falar respeitosamente sempre que possível sobre seus maridos. A garota com quem você está vai construir sua reputação ou vai derrubá-la? Ela vai ensinar os filhos a respeitá-lo ou vai fazer com que sua própria família te menospreze? Ela vai espalhar cada falha que você tem ou ela vai, em amor, escondê-los do mundo e ajudá-lo a lutar contra eles privadamente?

O que sua esposa vai fazer por sua reputação?

4. Ela vai impactar seu trabalho e finanças - Deus criou Eva para ser uma ajudadora apropriada para Adão, uma companheira. Ela é o padrão para todas as outras esposas. Sua namorada fica animada com o trabalho que você faz ou ela não se importa? Ela é capaz de te ajudar, quando possível, ou ela não quer se envolver? O tipo de trabalho que uma esposa/companheira faz depende da vocação de seu marido. Nós conhecemos vários exemplos: um marido que trabalha colocando pisos e rasga os joelhos das calças tem uma esposa que ama pisos bonitos e mantém suas roupas de trabalho adequadas. Um marido que é contador e trabalha longas horas a cada temporada de imposto de renda tem uma mulher que mantém o jantar quente e põe as crianças na cama quando ele chega em casa. Um ministro que passa por oposição espiritual na congregação tem uma esposa que ouve e o encoraja. Um médico de uma cidade pequena tem uma esposa que sabe limpar fluidos corporais do jaleco. E nós também conhecemos homens cujas esposas odeiam seu trabalho e frustram seus maridos em seus chamados. É um enorme fardo para os homens, não alimentá-los em suas carreiras e no uso de seus dons. Sua namorada pode ajudar você? Será que ela quer?

O que ela vai fazer com o dinheiro que você ganha através do seu trabalho? Vai fazer compras toda vez ou usa com prudência? Ela vai pedir seu conselho sobre decisões financeiras ou fará grandes escolhas sem pedir sua opinião? Será que ela será irresponsável com o dinheiro ou vai viver nos padrões que permite viver? Ela é gananciosa ou ansiosa para se doar sacrificialmente para o trabalho na igreja? Ela está procurando formas de ganhar dinheiro extra ou procurando maneiras de abençoar os outros que tem necessidade com o que você tem?

Pense: esse relacionamento tem o potencial de destruir ou libertar você.

5. Ela vai impactar seus outros relacionamentos - O que sua mãe acha da sua namorada? Ela acha que essa mulher irá cuidar de seu filho? Será uma boa mãe? Sua namorada respeita seus pais? Ela está feliz em tê-los como avós para seus filhos? Os pais de sua namorada vão dominar seu casamento? Eles irão ditar seus “conselhos” ou permitirão que você seja o cabeça de sua própria família? Você deixará pai e mãe e se unirá à sua esposa, mas você ainda precisa considerar qual efeito eles terão no seu casamento, porque eles terão um impacto, para o bem ou para o mal.

E seus mentores e amigos homens? Será que a garota que você tem em mente vai incentivá-lo à prestar contas aos homens piedosos mais velhos ou ela não se importa e queixa-se de privacidade? Será que ela vai sugerir que você chame seu irmão de vez em quando para saber como ele está passando ou ela vai lamentar que você não está gastando tempo com ela? Ela ficará feliz quando tiver que colocar as crianças na cama sozinha na ocasião de você visitar um amigo ou você não terá essa oportunidade?

Faça uma escolha sábia, não uma tola.

6. Ela vai impactar sua saúde - As Escrituras nos dão vários alertas quanto aos temperamentos incômodos, briguentos e irritadiços das esposas (Gn 30.1-2; Pv 21.9,19; 25.24). Homens casados com mulheres como essas são dispostos a viver em um refúgio, a fim de ter um pouco de paz mental. Será que a garota tem cuidado para não incomodar, importunar e desgastá-lo mentalmente ou será que ela vai evitar a frustrações onde puder, expressando a opinião e satisfação dela sobre sua liderança? Ela irá te respeitar e conversar com você ou ela vai te tratar como uma das crianças?

Ela vai te encorajar a se exercitar e preparar comida adequada para te ajudar a manter sua saúde física? Ou será que ela vai reclamar do tempo e esforço que é preciso para isso?

Será que ela vai estar disponível sexualmente, dentro da razão, ou será que ela vai usar seu corpo como uma ferramenta de manipulação para você fazer o que ela quer? Será que ela vai para a cama do matrimônio a contragosto ou ela vai tratá-lo como um bom presente que Deus deu a vocês para desfrutar, como uma expressão de amor e prazer?

Cuidado com as advertências das Escrituras aqui.

Então, como será sua namorada depois dos votos? Porque isso é apenas uma amostra das formas que uma mulher pode abençoar ou amaldiçoar seu marido. Os efeitos são de longo alcance, longa duração e podem ser maravilhosos ou difíceis. É claro que não existe mulher perfeita. Mas existem maravilhosas. É melhor ficar solteiro a vida toda do que casar com alguém que irá fazer da sua vida um fardo. Celibato pode ser maravilhoso, eu me casei tarde e experimentei alguns anos abençoados de vida de solteiro. Casamento com a pessoa errada é um pesadelo. Eu conheço homens que tiveram carreiras, famílias, desenvolvimento pessoal e congregação destruídos por suas esposas. É confuso e de partir o coração, especialmente para o marido. Não é fácil viver com uma escolha que torna seu casamento uma dor. Se você está com um casamento infeliz, existem maneiras de receber ajuda. Mas se você não é casado, não se coloque em uma situação ruim quando isso pode ser 100% evitado. Não se case com alguém que não segue sua liderança. Não case com alguém que não está procurando amar a Cristo como você procura amá-la como Cristo amou a igreja. Case com alguém que conhece e demonstra o amor de Cristo.

Traduzido por André Carvalho | Reforma21.org | Original aqui

Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.