Pecadores Justos

Antes de você ouvir: Tivemos alguns problemas com microfone na gravação desse novo episódio. Esperamos que você tenha paciência para ouvir algumas falhas na captação e alguns sons um pouco “estourados” – afinal, decidimos colocr o episódio no ar porque achamos que vale a pena. Vamos tentar resolver isso no próximo. Deus abençoe vocês! :-)

Neste episódio do Pródcast, discutimos a doutrina da Justificação pela Fé Somente. Por que ela importante para a história da igreja? Como pecadores podem ser considerados justos e recebidos por Deus? E como essa doutrina me auxilia nas orações e na certeza da salvação? Tudo isso – e indicações, conversa e algumas piadas – você ouve aqui!

Duração: 59:52 | Aperte play ou clique com o botão direito em Download | Versões em média e baixa qualidade no fim do post

Programação: 1ª Parte – Boas-vindas, agradecimentos e apresentação (0’32”) | 2ª Parte – Indicações (4’04”) | 3ª Parte – Conversa: Pecadores Justos (12’06”)

Confira, ouça, comente e critique.  Queremos ouvir o que você pensa: se entendeu, se o som tá horrível mesmo e tudo mais. Além disso, desejamos muito que você nos ajude a melhorar o Pródcast! Então, esperamos seu comentário aí embaixo!

Em Cristo,

Equipe iPródigo.

Textos bíblicos usados

Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. (Romanos 3.21-26)

Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.  Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.  Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo:  Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos.  Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado. (Romanos 4.4-8)

Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.  Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. (Romanos 5.18,19)

Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? (Romanos 6.1,2)

E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé. (Filipenses 3.8,9)

Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção. (1 Coríntios 1.30)

Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. (2 Coríntios 5.19-21)

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3.16)

Também foram recomendados: Romanos completo, Gálatas, Parábola do Filho Pródigo, Parábola do Fariseu e Publicano

Citados no Pródcast