10 maneiras de ajudar você a ler Levítico

Por David Schrock
Por David Schrock

Sobre o que a Bíblia fala?

Bem, se você está lendo a Bíblia durante o ano, no mês de fevereiro a Bíblia fala de leis alimentares, inspeções de leprosos, e instruções sobre emissões corporais. Assunto empolgante!

Para os leitores do século XXI, entender o significado de Levítico, o livro da Bíblia onde essas coisas são encontradas, pode ser difícil. De fato, tenho certeza que o livro de Levítico tem sido uma costa rochosa em que muitos planos de leitura da Bíblia têm naufragado. Ainda assim, o livro tem um papel importante na vida dos cristãos, assim como teve um papel importante na vida dos israelitas antigos. Certamente vivemos numa era redentiva diferente (pós-Encarnação/Crucificação/Ressurreição/Ascensão/Pentecostes), mas a verdade é: entender um desses eventos do Novo Testamento requer uma familiaridade geral com as leis levíticas.

Portanto, com o objetivo de ler melhor a Bíblia, quero sugerir 10 coisas para você ter em mente enquanto lê Levítico, 10 coisas que você pode achar úteis enquanto caminha pela Bíblia em 2010.

  1. Ore. Peça a Deus que ajude você a entender sua Palavra. O mesmo Espírito Santo que habita em você, se você é um crente, inspirou essas palavras. Ele te guiará em toda verdade, como a Bíblia promete (João 16.13; 1 João 2.27). Ele ilumina nossos olhos, leva o testemunho de Cristo, e te mostrará como Levítico aponta para Jesus, se assim você o pedir (e então ler).tabernacle_painted
  2. Lembre que esta é a Palavra de Deus. 2 Timóteo 3.16,17 nos diz que toda Escritura é inspirada por Deus e proveitosa. A verdade sobre Levítico é: É PROVEITOSO. Você só precisa saber como. Enquanto é verdade que nem todas as seções da Bíblia tenham o mesmo tipo de “impacto devocional” – compare Levítico 1-7 com Isaías 53 – toda palavra é inspirada por Deus e necessária para completar sua perfeita revelação. Além disso, toda palavra carrega uma verdade preciosa que os crentes necessitam, o que nos leva ao próximo ponto.
  3. Recorde-se de que toda Escritura é interconectada. Portanto, uma passagem como Isaías 53, com seu tratamento do pecado, suas figuras sacrificiais e oração intercessória requer o pano de fundo que Levítico providencia. Sem Levítico, Isaías 53 é quase ininteligível. No Novo Testamento, Levítico é o sexto dos livros citados pelos autores do NT. Remova Levítico da Bíblia, ou de sua leitura bíblica, e é impossível entender o que Jesus está dizendo sobre o Grande Mandamento incluir amar ao próximo como a si mesmo (Lv 19.18). Veja também o uso em Rm 10.5 de Lv 18.5, e a citação em 1 Pedro 1.16 de Levítico 19.2. De uma maneira prática, se a leitura de Levítico falha em animar sua alma, leia um capítulo ou dois, e então volte a Hebreus para ver o cumprimento de Levítico em Cristo.
  4. Reconheça o simbolismo. O livro de Levítico está cheio de simbolismo. As instruções veterotestamentárias de Deus são meios físicos, tangíveis e visíveis de Deus se apresentar ao seu povo. Esses sacrifícios retratam o tipo de penalidade que o pecado requer, assim como demonstram o tipo de amor que Deus tem, ao providenciar os meios de expiação e reconciliação. Em outras palavras, leia Levítico tipologicamente, procurando pelos tipos que encontram seu antítipo (isto é, cumprimento) em Jesus.
  5. Leia com Cristo em vista. Muitos, talvez a maioria, desses símbolos prefiguram a vida e a morte de Jesus Cristo. Portanto, a lei que Cristo cumpre, a cruz onde Jesus sangra, e o Espírito que ele derrama no Pentecostes encontram uma explicação significante em Levítico. Se você quer saber mais sobre o Evangelho, as leis de Levítico são bons instrutores.
  6. Procure por temas. Existem temas tremendos do Evangelho percorrendo Levítico. Pegue um lápis ou um marca-texto (se você gosta disso) e marque os lugares onde esses temas surgem. Procure por coisas como “expiação”, “sangue”, “santidade”, a função do “sacerdote”. Manter seus olhos abertos (figurativamente) procurando por temas, te ajudará a manter seus olhos abertos (literalmente) quando você lê esse livro pouco familiar.2509023038_922ca116b9
  7. Procure por declarações de propósito. Por exemplo, Levítico 15.31 conclui uma longa seção sobre leis de pureza dizendo: “Mantenham os israelitas separados das coisas que os tornam impuros, para que não morram por contaminar com sua impureza o meu tabernáculo, que está entre eles”. Aqui Moisés registrar a razão de YHWH para as meticulosas leis sobre emissões corporais e outros assuntos de pureza. Ao notar essas declarações de propósito, você pode discernir por que Deus requer que Israel faça todas essas coisas. (Veja também Levítico 9.6,22-24; 11.46,47).
  8. Leia com imaginação. Enquanto você lê sobre sacrifícios, imagine como isto deve ter se parecido, soado, cheirado. Nossos cultos de adoração são muito, muito higiênicos. Mesmo a comida que comemos na Ceia do Senhor está empacotada de forma que não sujemos os carpetes ou nossas roupas. Isso é inteiramente diferente do AT. No AT, sem manchas de sangue, as pessoas teriam perecido. Portanto, leia com imaginação quando você se depara com essas elaboradas descrições.
  9. Leia com outros. Fale sobre o que você está lendo com outros em sua igreja. Peça ao seu pastor ou ao professor da Escola Dominical para ensinar por toda a Bíblia. Procure maneiras de percorrer a Bíblia junto com outros. Ler a Bíblia é pessoal, mas nunca deveria ser algo privado. Recrute outros para ler com você.
  10. Invista numa Bíblia de Estudo. Quando você ler Levítico ou algum outro livro da Bíbla, inevitavelmente você terá perguntas. Ou pelo menos, deveria. A lepra descrita em Levítico é a mesma de hoje? (Não). Porque é sempre um animal macho que é sacrificado? Minha sugestão é a Bíblia de Estudo ESV¹. É o que leio, e tem sido de muita, muita ajuda para discernir o significado histórico e cultural do que estou lendo.
  11. Leia em doses pequenas e com outros livros da Bíblia. Ok, eu disse dez, mas tem mais uma. Nossa lista inclui uma ideia extra para aqueles que ainda perseveram. Se tudo mais falhar, leia Levítico em doses pequenas, mesmo em doses menores que seu plano de leitura sugere. Se levar 13 meses para ler a Bíblia, tudo bem. O importante é que você foi enriquecido pela Palavra doadora de vida. Mesmo que você tenha que tratar Levítico como comer vegetais – misturando com outras comidas ou em porções pequenas – o importante é que você receberá a Deus, por sua Palavra, e ganhará os benefícios deste livro, pois, no fim do dia, isto ajudará você a conhecer e a amar Jesus Cristo mais ainda – pelo Sumo Sacerdote que ele é e pelo sacrifício que ele fez.

Essas são apenas umas poucas sugestões para ajudar sua leitura desse importante livro. Espero que você veja que o Evangelho de Cristo depende de nosso entendimento da santidade de Deus, da pecaminosidade humana, da necessidade de sacrifício e expiação, da obra do Sumo Sacerdote doador da vida; e que nenhum livro é melhor para ensinar-lhe essas coisas que Levítico.

Se você tem alguma outra sugestão sobre a leitura deste livro, por favor compartilhe.

Soli Deo Gloria.

¹ Em português, recomendamos em especial a Bíblia de Estudo de Genebra.

Traduzido por Josaías Jr | iPródigo | Retirado do blog da Juventude da Terceira | Versão original aqui