A Alegria Reformada

Anthony Selvaggio

Eu não nasci e nem fui criado na igreja reformada. Em outras palavras, eu sou um imigrante reformado. Como muitas pessoas na igreja reformada hoje, eu migrei para fora do grande evangelicalismo e não-denominacionalismo. Muitos dos meus amigos, ambos ministros e leigos, tiveram experiências semelhantes de imigração.

Recentemente, no funeral do meu sogro, tive a oportunidade de encontrar com muitos dos meus amigos imigrantes Reformados. Para a minha surpresa, encontrei-me tendo uma conversa muito parecida com este grupo. Eles compartilharam comigo que eles sentiam que algo faltava na sua experiência reformada. Enquanto todos estavam satisfeitos com a doutrina, culto e governo da igreja, eles falavam de um elemento ausente. Eles tinham dificuldade para articular a natureza exata deste elemento em falta. Eu sugeri uma variedade de termos para dar-lhe um nome que mais se aproximava de “alegria”. Estes imigrantes perceberam que a Igreja Reformada sofria de uma deficiência:Alegria espiritual.

Essas conversas me fizeram pensar. Eu fiz a avaliação de minha experiência reformada e, devo admitir, eu tive de concordar que “alegre” não era um dos primeiros adjetivos que me veio à mente para descrever. Então eu comecei a contemplar isso, a Igreja Reformada parece estar em falta no departamento da alegria. Minha contemplação se pautou duas razões principais.

As Razões

Em primeiro lugar, penso que a Igreja Reformada é deficiente na alegria por causa da onda de imigração da qual faço parte. Nos últimos vinte anos, a Igreja Reformada, sobretudo através dos esforços de homens como R.C Sproul, tem sido muito bem sucedidos em atrair as pessoas para fora do evangelicalismo e assimilá-los para as fileiras da Igreja Reformada. O que atraiu esses imigrantes eram as coisas que eles percebiam como lamentavelmente deficientes no evangelismo. Essas coisas incluíam coisas tais como: a adoração irreverente, a doutrina imprecisa e superficial até a falta de governo na igreja. Em outras palavras, a maioria dos imigrantes para o mundo reformado fez sua migração porque estavam insatisfeitos com o evangelicalismo. Eles eram evangélicos tristes. Isto significa que muitas pessoas na igreja reformada hoje abriram caminho para eles. Eles entraram na igreja reformada, com convicções fortes e carregando as feridas de seu êxodo evangelical. Este tipo de solo não é naturalmente enriquecida com alegria. Este tipo de solo exige que a alegria seja cultivada e nós não temos feito um grande trabalho para isso.

Em segundo lugar, penso que estamos alegremente deficientes na igreja reformada, porque estamos permanentemente na defensiva teológica. A Igreja Reformada parece continuamente ocupada com a tarefa de preservação teológica, uma luta que lembra a batalha de Tolkien no Abismo de Helm. Estamos simplesmente para sempre lutando para a sobrevivência e não temos tempo para nos concentrar em coisas negligenciadas, e  aparentemente menos vitais, como a alegria. Por exemplo, quando se trata do tema de adoração nós não gastamos nosso tempo apontando a alegria da adoração, mas nós usamos como escape, de modo adequado, temas como o princípio regulador. Quando se trata do tema da justificação, gastamos nossos recursos, mais uma vez de forma apropriada para, em defesa de sua natureza judicial e não na alegria que flui a partir dele. O resultado final é muitas vezes deficiência na alegria e precisão teológica.

O Remédio

Então, como vamos corrigir esta deficiência de alegria nos nossas igrejas? Nós fazemos o que os reformados sempre fizeram. Nos voltamos para a santa Palavra de Deus. Não há dúvida de que a Escritura enfatiza a alegria na vida do crente. Este não é o sentimento bobinho de alegria do mundo, mas a alegria espiritual e real, que só pode ser experimentada por aqueles que estão em Cristo. O grande holandês puritano, Wilhelmus um Brakel, definiu essa alegria espiritual, da seguinte maneira:

Esta alegria espiritual consiste num movimento agradável da alma, gerada pelo Espírito Santo no coração dos crentes, através do qual Ele convence-nos da felicidade, de nosso estado, que faz com desfrutemos dos benefícios da aliança da graça, e assegura-nos sua felicidade futura.

Observe que a definição Brakel liga diretamente esta alegria aos “benefícios da Aliança da Graça”. A exposição à aliança com a Palavra de Deus e as ações dessa Aliança devem, carregar alegria no povo de Deus.

É exatamente o que aconteceu nos dias de Neemias.

Em Neemias 8 nos é dado o privilégio de assistir a um culto antigo que foi celebrado após as muralhas de Jerusalém serem reconstruídas. O povo implorou pela Palavra de Deus e ouviram com atenção. A congregação do povo de Deus sentiu o poder penetrante da sua Palavra e também sentiu o peso de seus pecados. Isso os levou a chorar e lamentar.

Mas então algo de extraordinário aconteceu. Neemias, Esdras e os levitas, ordenram ao povo para parar o seu pranto. Neemias disse-lhes por que eles deviam fazer isso, “não entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força” (Neemias 8:10, ênfase do autor). Com estas palavras, o culto terminou e as Escrituras registram o que a congregação fez em seguida: “Então, todo o povo saiu para comer e beber, a enviar porções de alimentos e comemorar com grande alegria, porque agora entendiam as palavras que haviam sido dadas a eles conhecerem “(Neemias 8:12, ênfase do autor ).

Esta história de Neemias demonstra que a alegria espiritual flui de uma compreensão adequada da aliança da Palavra de Deus . Mas este texto também nos ensina que o ministério tem um papel importante a desempenhar no incentivo que a alegria entre o povo de Deus. Quando os ministros lêem e pregam a santa Palavra de Deus, particularmente a lei de Deus, devemos sempre falar com o povo de Deus como Neemias. Devemos dizer a eles “Não se aflija, pois a alegria do Senhor é a vossa força” (Neemias 8:10). Devemos lembrar-lhes da fonte da sua alegria.

Precisamos fazer um trabalho melhor ao enfatizar a alegria espiritual em nossas próprias vidas dentro da Igreja Reformada, em nossas congregações e em nossos púlpitos. Devemos lembrar que o nosso povo, assim como a nossa justiça, a alegria espiritual não são coisas que podem criar ou produzir. É uma alegria diferente. Ela vem de nossa comunhão com Deus e isso só é possível através do sacrifício expiatório de Jesus Cristo. Temos de lembrar às pessoas de Deus que é Deus quem soberanamente concede esse presente a seus filhos. Devemos dizer-lhes que esta alegria é tão poderosa que pode ser experimentada, mesmo durante nossas provações (Tiago 1:2) e em todos os momentos (Filipenses 4:4). Devemos empenhar-nos para anunciar ao povo de Deus os “benefícios do pacto da graça”. Isto é exatamente o que eu pretendo fazer em 2010. Estou pensando em enfatizar essa alegria em minha pregação reformada em 2010. Eu espero que você considere lembrar ao povo de Deus que a alegria do Senhor é a sua força!

Traduzido por Rafael Bello | iPródigo | Versão original aqui