A pergunta que gera humildade e gratidão

E que tens tu que não tenhas recebido? (1 Co 4.7)

Meditar sobre essa verdade contribui bastante para gerar humildade e gratidão em nós. Tudo o que sabemos sobre Deus nos foi dado como dom, vindos de Deus ou de outros. Nosso conhecimento de Deus vem primariamente da Escritura. Nós não escrevemos, imprimimos ou distribuímos a Bíblia. Deus deu sua Palavra para Moisés, Isaías, Mateus e Paulo, que a escreveram. Outros distribuiram, traduziram, imprimiram. Eventualmente, a Palavra de Deus chegou a nós. Talvez alguém tenha testemunhado a nós, ou tenhamos escutado um pregador, ou alguém nos deu uma Bíblia. Mas tudo que sabemos de Deus, em última análise, é dom de Deus e de outros.

Nossos talentos, nossa capacidade de pensar, nossos olhos, ouvidos, mãos, dedos – tudo dom de Deus. Se você pode ler isso, está usando centenas de bênçãos que ele derramou sobre você. Outro dia eu estava torturando meu cérebro para tentar lembrar de algo sobre o qual eu não pensava há meses. De repente, apareceu na minha mente. De onde vem a memória? Que milagre. Nosso cérebro – uma massa de carne – pode armazenar informação, e, então, lembrar dela. Meu pai, com 95 anos, recebe cuidados especiais, é altamente medicado para dor e, muitas vezes, cantará com você se você começar a entoar “Dancing Cheek to Cheek”, uma música composta por Irving Berlin em 1935, cantada por Fred Astaire e Ginger Rogers num filme de 1935, O Picolino. Como isso funciona? Que dom é a memória. (E que dom é o Google, que eu usei para procurar a música).

Nossos salários, empregos, casas – tudo dom de Deus. “Mas eu trabalhei duro para conseguir meu diploma, me esforcei – foi assim que cheguei onde estou”.Quem te deu sua inteligência para estudar? Quem te deu diligência? Quem criou oportunidades para você avançar? Tudo que você tem é dom.

Tudo que temos nos foi dado. O país em que nascemos, a língua que falamos, as oportunidades educacionais – não criamos isso sozinhos. Ei, Pavão Orgulhoso, belas penas essas que você está exigindo por aí. Quem te deu elas? Você que fez?

O que tens tu que não tenhas recebido? Pense sobre isso hoje. Transforme isso em gratidão e humildade perante seu Rei generoso.