Continuamos com nossa série sobre o Decálogo, desta vez tratando do Quinto Mandamento. Será que alguém está apto a honrar pai e mãe? O que fazer quando os pais nos ordenam algo contrário à vontade do Senhor? E o que isso tem a ver com outras autoridades? Confira o que temos a dizer sobre esse assunto aqui no Pródcast. Escute e deixe sua opinião!
Duração: 48:52 | Aperte play ou clique com o botão direito em Download
Programação: 1ª Parte – Boas-vindas e apresentação (0’35”) | 2ª Parte – Conversa: A quem honra, honra (3’11”)
Confira, ouça, comente e critique. Queremos ouvir o que você pensa. Além disso, desejamos muito que você nos ajude a melhorar o Pródcast! Então, esperamos seu comentário aí embaixo!
Em Cristo,
Equipe iPródigo.
Textos bíblicos usados
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá. (Êxodo 20.12)
Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher. (1 Pedro 3.1)
Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe”, este é o primeiro mandamento com promessa:”para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”. (Efésios 6.1-3)
Pois Deus disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’ e ‘quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado’. Mas vocês afirmam que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: ‘Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é uma oferta dedicada a Deus’, ele não é obrigado a ‘honrar seu pai’ dessa forma. Assim vocês anulam a palavra de Deus por causa da tradição de vocês. (Mateus 15.4-6)
É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho. Dêem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra. (Romanos 13.6,7)
Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino. (1 Timóteo 5.17)
Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães. (Romanos 1.30)
Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrário eu virei e castigarei a terra com maldição. (Malaquias 4.6)
Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar. (Provérbios 19.18)
Citados no Pródcast
- Trilha sonora: Relient K – site | MySpace
- Institutas, de João Calvino
- Os Dez Mandamentos, de A.W. Pink
- An Old Testament Theology, de Bruce Waltke
- “Honra Teu Pai e Tua Mãe” para adultos, de Mollie Ziegler
- A fabulosa vida de um adolescente
Próximo programa: A vida é bela Instinto Assassino