Cantando o Salmo 90

Quero inaugurar minha humilde participação no blog do Reforma21 falando de uma das únicas coisas que eu acho que sei falar: música.

Domingo passado comemoramos em nossa igreja o dia da Reforma. Aproveitamos a data para relembrarmos a historicidade da adoração cristã por meio de hinos selecionados de vários momentos da história do povo de Deus.

Dentre esses hinos, um dos mais populares nos nossos cultos é a versão do Salmo 90 de Isaac Watts.  Esse Salmo é uma oração de Moisés, e provavelmente uma das músicas mais antigas de todo o cristianismo. A forma como cantamos esse hino é um reflexo de seu conteúdo, que discorre acerca do poder de Deus regendo toda a história do universo: a letra é baseada na paráfrase feita por Isaac Watts no Século XVIII e o arranjo foi composto no Século XXI, pela Sojourn Church.

Vale citar que um certo presbítero costuma chamá-lo de “mistério”, pois, segundo ele, a experiência de cantar em congregação essa canção seria o mais próximo que nós, presbiterianos cessacionistas, teríamos do “entrar em mistério” de outras comunidades.

Segue abaixo a letra e o MP3 em português. Perdoem-nos pela baixa qualidade da gravação, ela foi feita apenas com a intenção de registrar o arranjo. #FocaNaLetra

 

Ó Deus, eterno ajudador
Senhor do que há de vir
No temporal és protetor
E abrigo no porvir

À sombra do trono eternal
A salvo habitarei
Sob o cuidado divinal
Seguro estarei.
Seguro estarei.

Mesmo antes, sim de céu haver
De a terra se formar
E a luz tão boa aparecer
Tu eras Deus sem par.

Mil anos são aos olhos Teus
Qual luz crepuscular
Mais breves são que a aurora, ó Deus,
Ao vir o sol raiar.
Ao vir o sol raiar.

Tal como rio a correr
É o tempo a nos levar
Todos os dias do viver
Vão-se num piscar.

Ó Deus, eterno ajudador,
Senhor do que há de vir,
Sê nosso abrigo e protetor
Agora e no porvir.
Agora e no porvir.