Conselhos aos estudantes

De 5 a 9 de outubro deste ano de 2009, aconteceu em Águas de Lindóia, interior de São Paulo, a 25ª Conferência Fiel para Pastores e Líderes cujo tema foi a Justificação pela Fé. Nós estivemos lá e, graças a Deus, passamos dias realmente alegres e edificantes.
Num daqueles dias, à tarde, conversamos com o Dr. Donald A. Carson¹ e com o Dr. Mark Dever para fazer-lhes algumas perguntas sobre a vida e ministério cristão. Por hoje, vamos nos ater a uma das perguntas direcionadas ao Dr. Carson e em outro momento mais oportuno, se Deus quiser, faremos a transcrição das outras perguntas e de suas respostas.

Pergunta: Quais conselhos o senhor daria a alguém que está começando a estudar teologia agora?
Respostas do Dr. D. A. Carson:
1-    “Escolha a melhor escola em que você puder entrar;
2-    Estude as línguas originais (hebraico e grego) com profundidade;
3-    Esteja ligado a uma igreja onde você possa servir aos irmãos enquanto estuda;
4-    Pratique a piedade enquanto estuda sobre isso;
5-    Compartilhe a sua fé com as pessoas ao seu redor (não deixe que o evangelismo seja apenas teórico)”.

Poderíamos dividir as respostas de Carson em duas grandes preocupações. Uma é com o conteúdo e diz respeito à disciplina dos estudos. A segunda é com a prática da fé cristã. Eu dividi para ser didático, mas na verdade, o que ele quis dizer é que essas duas coisas devem andar juntas.

É importante ressaltar que estes conselhos não são, em nenhum sentido, inovadores. Resolvemos postá-los aqui porque, apesar de antigos, eles estão baseados numa leitura bastante fiel da Palavra de Deus. A idéia é que para alguém crescer no conhecimento de Deus, deve estar inserido no corpo de Cristo, pois é Ele mesmo quem dá o crescimento, se permanecermos nele (João 15.4).

O estudo teológico não deve ser entendido como um estudo científico acerca de Deus – como no período escolástico. É, ao contrário, um caminho de crescimento no relacionamento pessoal e amoroso com o Deus que se revela nas escrituras. Por isso, não acredito em teologia feita sem o devido louvor a Deus e não acredito em piedade que não leve ao maior estudo da revelação do próprio Deus.

É isso que podemos ver na pessoa e nos conselhos do Dr. Carson e é isso que nos motiva a continuar estudando. Tanto em suas palestras, como nas suas respostas percebemos que ele, mesmo sendo um grande teólogo, entende que o estudo não é um fim em si mesmo e nem deve servir às nossas vontades egoístas.
Quando você começa a estudar teologia, percebe que o que você pensa sobre Deus está totalmente vinculado a como você se relaciona com Ele, e isso porque Deus não é um mero objeto, mas é o Senhor, criador e soberano que reina sobre tudo – inclusive sobre você – e a quem você deve louvor, honra e toda a gratidão com amor.

Portanto, se vamos nos dedicar a estudar a Palavra do Senhor Deus, façamos isso com a inteira confiança no sacrifício vicário de Jesus (sem vergonha ou embaraço) e sempre com a disposição para servirmos a Ele com nossa vida, para a edificação do Corpo de Cristo, que é Igreja.

¹O Dr. Carson é professor de Novo Testamento no Trinity Evangelical Divinity School em Deerfield, IL, USA e um dos líderes e idealizadores do The Gospel Coalition além de hábil escritor e pregador.