Jeff Bethke responde Kevin DeYoung

Kevin DeYoung

Obs.: Para saber de que vídeo e comentário esse post fala, clique aqui

Bem , a internet é um lugar estranho. Com todo o entusiasmo pró e contra o vídeo viral de Jeff Bethke e agora todo o entusiasmo pró e contra minha crítica, parece até que tudo que temos aqui é som e fúria que nada significam.  Talvez outro belo blábláblá se formando.

Mas, algumas vezes, coisas boas acontecem na internet, mesmo trocas como essa. Jeff me enviou um e-mail ontem, e trocamos alguns e-mails desde então. Eu tenho permissão de postar parte da discussão.

Esse foi o primeiro e-mail dele pra mim:

Eu queria dizer que realmente gostei do seu artigo, cara. Me acertou em cheio. Serei honesto e posso dizer que concordo 100% com ele. Deus trabalhou minha vida nos últimos 6 meses quanto a amar Jesus E amar sua igreja. Nos primeiros anos de caminhada com Jesus (começou em 2008), tive um paradigma distocido/fraco da igreja e isso não edificou, uniu ou glorificou Sua esposa (a Noiva). Se eu puder ser brutalmente honesto, não achava que esse vídeo conseguiria mais que umas poucas mil visitas talvez e, por isso, meus argumentos e teologia não foram tão robustos como eu gostaria. Se eu refizesse o vídeo amanhã, manteria a mensagem geral, articularia, elaboraria e expandiria as partes em que minhas palavras e exposição foram mal escolhidas… Minha oração é que minha geração represente Jesus fielmente e não mova-se para o outro lado… grato por suas palavras e, mais importante, grato pelo seu tom e graça paternal sobre mim, como meu presbítero. Humilhado. Abençoado. Grato pelo doloroso crescimento. Deus te abençoe.
 
Graça e paz,
 
Jeff.

Eu escrevi isso em resposta:

Obrigado por seu e-mail. Confirma minha impressão de você – humilde, sincero, um amor verdadeiro por Deus e pelo Evangelho. Não me lembro de receber uma resposta tão ensinável a uma crítica. Sou grato por você e por sua coração em gastar tempo me escrevendo uma nota. Realmente grato.
Eu sei que críticas podem ser duras. Você provavelmente está recebendo da direita, esquecer, do meio, de cristãos e não-cristãos. Tenho certeza de que está recebendo muito apoio também, e isso traz seus próprios desafios. Tentei escrever meu texto como amigo, não como inimigo. Faço isso por você, não contra você. Queria que a abordagem fosse semelhante a Atos 18.26. obrigado por receber isso nesse espírito…
 
O que eu poso fazer para te ajudar? Já pensou em postar uma sequência esclarecendo o vídeo? Ou talvez escrever algo sobre “o que eu queria que fosse dito diferentemente?”. Seria um poderoso exemplo das coisas que você disse retornar e falar “Ei, não entendi tudo aqui. Não quero que as pessoas entendam isso de maneira errada”. Você quer que eu poste uma parte do seu e-mail no meu blog, para que as pessoas vejam seu coração nisso? Deixe-me saber se há algo que eu possa fazer.
 
Seu amigo,
 
Kevin.

Mais tarde, Jeff me respondeu. Essa é uma parte da resposta:

Não estava esperando uma resposta tão rápida. Gostei do seu tom e suas palavras realmente acertaram o alvo… Meu maior medo é de que eu diga algo e fique na internet para sempre. Mas aprendi rapidamente que todo louvor vai para Jesus e o mesmo com a crítica… Sinta-se a vontade de compartilhar partes do meu email, se você quiser! O tom já é gracioso, mas seria legal mostrar que tivemos alguma correspondência e isso significou muito.

Jeff Bethke

Os e-emails são maiores, mas esses trechos te dão o tom deles. Sou imensamente grato pela resposta de Jeff e sinto que fiz um novo amigo no processo. Nós conversamos no telefone esta manhã e tivemos uma chance de nos conhecermos melhor. Falamos sobre as maravilhas e provações da internet, e a dificuldade de receber críticas. Falamos sobre o que poderíamos ter feito diferente.

Um amigo me escreveu ontem e disse: “Esse é um bom teste para você e Jefferson. Ele é o tipo de cara que gostaria de escrever a um crítico com humildade? E você escreveu o artigo de uma maneira que aquele que foi criticado sinta-se confortável em conversar com você?”. Eu espero que tenhamos passado nesse teste. Durante os anos, nem sempre passei facilmente nesse tipo de exame.

Espero que todos lendo esse blog compartilhem do meu desejo e de Jeff de entender o Eangelho tanto quanto possamos e tão corretamente quanto possamos. Estou ansioso pelo próximo vídeo de Jeff.