O que é a Igreja?

por Justin Taylor

O livro de Efésios nos dá uma visão geral sobre o que é a igreja.

Quando falamos sobre “a igreja”, o que exatamente queremos dizer? E por que deveríamos nos importar?

Eu poderia dar uma resposta teológica precisa para começar, mas de certa forma isso seria como ler a conclusão de um livro antes que você começasse o primeiro capítulo. Os autores das Escrituras frequentemente deixam de dar aquelas definições de dicionário e em vez disso preferem pintar figuras de linguagem, tecendo várias imagens e metáforas para nos ajudar a entender a natureza e necessidade da igreja a partir de vários ângulos. Em vez de fazer um vôo panorâmico por toda a Bíblia, vamos acampar no livro de Efésios e ver o que ele nos ensina a respeito de Cristo e sua Igreja.

Quem é Cristo?

Você não vai entender a natureza e necessidade da igreja sem entender quem é Cristo em relação à igreja e o que Ele faz para e por meio da igreja. Jesus Cristo é o cabeça da igreja (Efésios 1:22-23; 4:15; 5:23). A “cabeça” no corpo de alguém dirige o corpo na indicando para onde ele deve ir e o que ele deve fazer – e é assim com Cristo, o qual possui toda a autoridade.

Cristo também é chamado de pedra angular da igreja (Efésios 2:20). As pedras angulares eram de extrema importância na definição das bases para uma construção, garantindo-se que elas fossem quadradas e, portanto, estáveis. O povo de Deus (a igreja) depende do Filho de Deus (Cristo) para crescimento e estabilidade.

Por fim, Cristo é o salvador e santificador da igreja (Efésios 5:23; 26-27). Sem Cristo, somos apenas uma massa de pessoas debaixo da ira de Deus. Mas sem uma humanidade pecaminosa, Deus em Cristo redimiu para si um povo chamado (a “igreja”) que estará debaixo de sua misericórdia, que será seu povo e seus embaixadores, que refletirá sua santidade, pregará todo o conselho de Deus (em particular as Boas Novas do Reino de Deus em Cristo), que irá administrar seus sacramentos (que são parábolas físicas ou figuras de linguagem para nos ensinar mais a respeito do evangelho) e exercerá sua disciplina.

O Que Cristo Faz Para e Por Meio da Igreja?

Como mencionado acima, Cristo é o salvador e santificador da igreja, o que é o motivo dele a amar e se entregar por ela (Efésios 5:25). A substituição de Cristo para a igreja é a maior expressão de seu amor por ela. Nós nunca devemos ir além disso. Mas temos que lembrar também que o amor de Deus não é expresso apenas em um único evento do passado, mas seu amor continua até agora. Até agora Cristo alimenta e cuida da igreja (Efésios 5:29). Uma das maneiras em que vemos o seu amor é o fato de que ele dá à igreja ministros (Efésios 5:29) para edificar, instruir, e servir a igreja. É um privilégio servir, é um privilégio liderar, e é um privilégio ser conduzido.

Finalmente, Cristo mostra a sabedoria manifesta de Deus por meio da igreja para os anjos – os poderes e autoridades das regiões celestiais (Efésios 3:10). Pense nisso: os anjos – os seres perfeitos e sem pecado que sempre estiveram diante da glória e da sabedoria de Deus – podem ter uma idéia e experimentar a sabedoria de Deus através de você e de mim?! Maravilha das maravilhas.

Quem é a Igreja?

Se Cristo é a pedra angular, então a igreja é seu templo. Se Cristo é o salvador, então a igreja é a parte que é salva. Se Cristo é o santificador, então a igreja é a parte que é santificada. Se Cristo é o cabeça, então nós somos seu corpo (Efésios 1:22-23; 3:6; 4:4, 16; 5:23, 30).

O que a Igreja Faz?

Então o que a igreja – o corpo/templo salvo e santificado de Cristo – deve fazer? A definição fundamental do nosso trabalho é se submeter a Cristo (Efésios 5:24). Nós devemos ser imitadores de Deus (Efésios 5:1), o que mais especificamente significa seguir a Cristo caminhando em amor (Efésios 5:2). Devemos nos submeter a Cristo e crescer nele (Efésios 2:21-22; 4:15).

Conclusão.

Se você ama a Cristo, você vai amar Sua Palavra. Se você ama a Palavra de Cristo, você vai amar Sua igreja. Nós não ousamos zombar ou tratar como dispensável aquilo pelo que Cristo morreu. Como igreja, somos a noiva de Cristo. Vamos nos esforçar, então, para torná-la nossa, já que o próprio Cristo nos tornou dele (Filipenses 3:12).

Traduzido por Daniel TC | iPródigo | original aqui.