“Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus; nem ainda para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no Santo dos Santos com sangue alheio. Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado. E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.” – Hebreus 9:24-28
Esta passagem fala de três aparições de Jesus Cristo: sua primeira aparição foi para que ele pudesse vestir e assumir nossa humanidade e assim poder suportar os nossos pecados. Então sua aparição à destra do Pai onde ele vive intercedendo por nós. Finalmente sua vinda para prover a redenção final e a salvação para aqueles que esperam ansiosamente por ele.
Nós regozijamos em sua estadia terrena e nos regozijamos em sua situação celeste, mas esperamos ansiosamente por sua volta. Sabemos que esta simples verdade faz toda a diferença no mundo. A pessoa que não é um cristão não acredita que a vida e a história estejam indo para lugar algum. Mas o mais simples dos cristãos tem sua vida revolucionada ao olhar adiante para o glorioso dia da volta de Cristo.
Esta é a coisa mais importante que eu posso dizer sobre a segunda vinda: Ele está vindo.
Nossa maior necessidade quando discutimos a segunda vinda de Cristo é lembrar que ela é, em primeiro lugar, a vinda de Jesus. O ensino da Bíblia não nos é dado para que nos tornemos solucionadores de palavras cruzadas teológicas. Quando fazemos isso nós afastamos o nosso olhar do Senhor Jesus. O Senhor recompensará com a coroa da justiça a todos os que resolverem o enigma? Não, o Senhor concederá a coroa para todos os que amam a vinda do Senhor Jesus. Nunca se deixe desviar do pensamento de que o que a Bíblia tem a dizer sobre o fim da história é realmente sobre o próprio Jesus. “Ame a vinda de Cristo” é a grande mensagem do Novo Testamento.
1) A Promessa da Vinda de Jesus
Primeiro, não há nenhuma parte do Novo Testamento que não traga a mensagem de que Jesus virá em glória. Quanto mais Jesus se aproxima da cruz mais ele ajuda os discípulos a entenderem que ele realmente vai voltar no fim dos tempos.
Segundo, no Novo Testamento os anjos anunciam sua vinda. Lembre quando os discípulos estavam olhando para o céu após Jesus e viram a nuvem de glória e um anjo veio e disse “Com licença, por que vocês estão olhando aí para cima? Este mesmo Jesus vai vir da maneira que vocês o viram subir – da mesma forma que aquela nuvem de glória que vocês leram no Antigo Testamento, a manifestação externa da glória de Deus.” Os anjos estão dizendo “continue com seu trabalho mas mantenha seus olhos neste mesmo Jesus que vai voltar”.
A volta de Jesus Cristo não é um acréscimo extra ao evangelho. É o suporte do evangelho. É uma das coisas que distinguem os cristãos. Uma das características de pessoas realmente idosas é que elas revisitam o passado, mas o cristão que é um velho santo está olhando adiante para ver o que Jesus está fazendo e quer ouvir a respeito da igreja.
2) A Forma da Vinda de Jesus
Por que ele deveria dar esta promessa aos seus discípulos? Porque os discípulos o viram ser progressivamente rejeitado, viram os horrores do Getsêmani, eles viram sua crucificação. Você sabe o que Jesus quer? Ele quer que aqueles que o viram em sua humilhação – onde você trabalha e onde você estuda – o vejam em sua glória. Jesus tem sido tão humilhado e jeremiado, mas nós o veremos em sua majestade e glória.
Jesus virá de forma visível. Fomos avisados de que todo olho o verá. Que maravilha sobrenatural isso vai ser. Quando alguém disser que o Messias veio não acredite neles porque quando o Messias vier ninguém vai precisar contar a você.
Ele virá de forma audível. Quando Jesus vier vai ser barulhento. Em certo ponto de nosso culto, fazemos a transição do coro cantando para a congregação levantando e cantando a doxologia. A transição é anunciada por essas trombetas na parte de trás e os visitantes saltam. Jesus virá dessa forma – surpreendente, audível.
Jesus virá triunfantemente. 2 Tessalonicenses 2:8. Jesus está ensinando sobre “o iníquo” que será revelado, e a quem o Senhor Jesus irá matar com o sopro da sua vinda. A idéia aqui é que Jesus irá simplesmente soprar e este poder mau será aniquilado.
3) O Tempo da Vinda de Jesus
Primeiro, nós sabemos que o tempo em que ele vai voltar é desconhecido. Até os estudiosos críticos que não valorizam o Novo Testamento dizem que Jesus foi claro quando disse que ninguém sabe quando é a segunda vinda, nem mesmo o Filho.
Segundo, quando Jesus vire será inesperado (2 Pedro 3).
Quarto, a volta de Cristo está sendo atrasada. 2 Pedro 3 diz que um dia nos céus é como mil anos aqui na terra e que o Senhor não é demorado em cumprir sua promessa. Ele é longânime, não querendo que nenhum pereça. Se Jesus tivesse voltado apenas um ano atrás alguns de vocês estariam no inferno.
4) O Propósito da Vinda de Jesus
Primeiro, ressuscitar os mortos. A ressurreição de Lázaro é uma figura do que ele fará com todo o mundo. No poder miraculoso daquele que fez a criação do nada, ele irá reunir corpo e alma. O que significa para nós sermos filhos de Deus será realmente visível nos corpos da ressurreição. Às vezes você pode se perguntar se você é mesmo um cristão. Naquele dia, quem você é por dentro será quem você vai ser por fora. Cristo é glorificado na ressurreição do corpo e nas batalhas dos crentes cristãos.
Segundo, ele virá para julgar o mundo. Veja Romanos 2.
Terceiro, ele virá para recompensar os justos e transformar a criação que geme e suporta angústias até agora. Toda a criação está na ponta dos pés à espera de que o mundo seja restaurado e refeito.
Onde o primeiro Adão trouxe caos, o segundo Adão vai completar o que Adão devia ter feito no princípio. Ele vai consertar tudo, uma nova ordem mundial – o povo de Deus, sem pecado, cantando. E em nossa humanidade ele dirá ao seu Pai, “Isso é seu. Receba de seu filho amado.” E Deus será tudo em todos.
5) Nossa Resposta à Vinda de Jesus
Primeiro, use bem o atraso. O Novo Testamento não usa a segunda vinda como razão para o evangelismo, mas usa o atraso como uma razão para o evangelismo.
Segundo, perceba que a vida cristã até aquele dia é de um gemido interior. O apóstolo Paulo ensina que são os que têm o espírito como as primícias que gemem de expectativa.
Terceiro, nós devemos viver de forma piedosa. Devemos fazer isso juntos, encorajando uns aos outros e fortalecendo uns aos outros.
Assim nós como cristãos não devemos ansiar pela segunda vinda simplesmente por estarmos interessados em saber como a palavra cruzada será resolvida, mas simplesmente porque nós o amamos.
Muitos livros que que cresci lendo concluíam com esta palavra: “Fim”. A grande coisa sobre a vinda do fim é que é apenas o começo e vai durar para sempre.
Traduzido por Daniel TC | iPródigo | Original aqui.