Preparando-se para ser um ancião maravilhoso

por Jim Elliff

Goste ou não, se você continuar a viver, vai ficar velho. Quando você olhar ao redor e vir todos aqueles idosos na mercearia, no campo de golfe, no asilo e na casa de repouso, não seja presunçoso – você chegará lá em breve. É bom se preparar para fazer com que aqueles anos sejam os melhores que poderiam ser para a glória de Deus.

Não é incomum para Deus usar pessoas mais velhas. Veja, por exemplo, Calebe que lutou contra gigantes sendo um octogenário. Ou Moisés, que liderou um povo mal-humorado até a terra prometida aos 120. Lembre-se de Ana, a viúva, que serviu a Deus com orações no templo em Jerusalém. Deus se deleita em fazer isso, porque ele deixa claro que a força para viver e fazer a vontade de Deus não é encontrada em mera capacidade humana, mas no próprio Deus. É possível que Deus possa usá-lo ainda mais em seus últimos anos do que nos anteriores? Não há nada que possa dizer o contrário, desde que Deus esteja na causa.

Aqui estão algumas sugestões:

1. Aprenda com a Bíblia tão bem quanto possível, enquanto você pode ler e pensar bem. Quando estiver chegando aos seus últimos anos, você supostamente deve ser sábio. Agora, por favor me diga, como você pode ser sábio sem conhecer o que Deus pensa? Impossível. Obtenha esse conhecimento agora. E seja rigoroso com isso. Crentes mais velhos lhe dirão que são aquelas passagens da Escritura que eles memorizaram ou estudaram profundamente que os ajudaram nos tempos difíceis. Você deve ter o máximo de passagens guardadas em sua memória para os dias difíceis. Comece agora.

2. Limpe sua consciência. Não guarde em seu coração questões mal resolvidas que irão criar problemas preocupantes para você agora e depois. É possível perceber quando as pessoas fazem isso, sendo elas jovens ou velhas. Caim pode ser usado como ilustração. Seu pecado oculto causou o estímulo de sua queda e levou a consequências terríveis. Se você é um crente, carregar um pecado não resolvido é um ônus impróprio para você. Chame sua família e admita suas falhas, devolva o que foi roubado, peça perdão por suas atitudes e ações, acerte as contas com seus colegas, sua família, sua igreja. Cristo perdoou os seus pecados e, se você é Dele, agora você deve perdoar, restituir se for o caso, e pedir o perdão dos outros. Se você não fizer isso, terá de analisar se você é mesmo um crente. Jesus disse: “Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas” (Mt 6.15).

3. Coloque o amor em primeiro lugar. Crentes são pessoas amáveis a caminho de uma herança de amor. Mostre isso. Jesus e os autores do Novo Testamento são testemunho do lugar supremo que o amor ocupa na vida de verdadeiros crentes. É a marca da maturidade, a lei real, o perfeito vínculo de unidade. Está acima de tudo, e é a lei de Cristo. Quanto mais velho fico, mais percebo que tudo pode ser resumido na palavra “amor”. Amar a Deus e amar os outros é a vontade de Deus para você.

Você deve ficar melhor nisso à medida que envelhece. É a sua ocupação em tempo integral, e pode ser tudo o que você vai conseguir fazer mais tarde. Mas você deve começar a demonstrar mais desse amor agora. Você não está feliz por Deus amar não apenas em seus pensamentos? Não, ele “prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). O amor é para ser vivido. Você o mostra assim como o sente. Seja a pessoa mais amorosa que você poderia ser, começando agora.

4. Seja um doador. Existem poucas coisas tão prazerosas e gratificantes como doar. É exatamente como Deus que “amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (Jo 3.16). Aqui vai uma pequena dica: doar causa satisfação de maneiras que um não-doador nunca vai experimentar. Conheci uma mulher que não poderia deixar você sair de sua casa sem te dar alguma coisa. Uma vez, olhando em volta procurando algo para colocar em nossas mãos, ela conseguiu achar apenas um abridor de lata. Mas nós o valorizamos, porque veio de um coração de amor. Quem não gostaria de estar próximo de pessoas como ela? Mas ela era a verdadeira beneficiária, apreciando o favor de Deus. Seja generoso com seu tempo, dinheiro e coisas. Você nunca vai se livrar de todo o lixo que  possui, a menos que comece a dar agora.

5. Não pare de servir. Uma das frases mais ouvidas na igreja é “sinto que eu deveria deixar as pessoas mais jovens fazer isso”. Apesar de simpatizar com a necessidade de empregar todo o nosso povo nos ministérios da igreja, a ideia de marginalizar as pessoas idosas exatamente quando elas têm mais tempo para servir a Cristo e Sua igreja é um pensamento muito medíocre. É verdade que pessoas mais velhas podem achar sábio mudar seu foco ou assumir um papel diferente em seu serviço ao povo de Deus, mas isso é muito diferente de desistir. Seja gracioso quando os líderes sugerirem que você deve deixar um ministério, mas não leve isso para o lado pessoal. Eles estão fazendo o melhor que podem para descobrir como usar as pessoas da maneira certa. Não se torne amargo por causa disso. Faça outra coisa que é apropriada ao seu estágio na vida e faça com todo o seu coração. Seja um exemplo de serviço gracioso a Deus. O povo de Deus não se aposenta, mas recebe atribuições diferentes.

[tweet link=”http://iprodigo.com/?p=6117″]Seja um exemplo de serviço gracioso a Deus. O povo de Deus não se aposenta, mas recebe atribuições diferentes.[/tweet]

6. Seja um exemplo de fidelidade. Lealdade à igreja e aos amigos está em escassez nos dias de hoje. Você pode corrigir isso. Seja o mais fiel a reuniões e atividades da igreja o quanto for fisicamente possível. Se você não pode dirigir, não se sinta mal por pedir a alguém que o busque. Você pode ajudar com gasolina, ou pode levá-los para comer fora de vez em quando para mostrar a sua gratidão. Esteja lá mesmo à noite, quando as pessoas mais velhas afundam-se em suas poltronas. Que lugar seria melhor do que aquele em que você estará em companhia de outros crentes? Isso vai animar o seu espírito, enquanto esparramar-se numa cadeira vai deprimi-lo. Ensine os mais jovens que eles devem pagar qualquer preço para estar com outros crentes.

Bem, isso é um começo para ser uma ótima pessoa idosa. Espero que você faça isso e muito mais. Se você tem sido uma barreira em seu amor pelos outros e seu serviço para Deus, não é tarde demais para se arrepender e acabar com isso.

Traduzido por Josie Lima | iPródigo | original aqui