Retrospectiva 2012: melhores livros (parte 1)

Chegou a hora de colocar em prática uma das nossas tradições anuais: a lista de livros que mais gostamos. Antes, porém, queremos agradecer novamente sua visita, suas mensagens, sua paciência (quando demoramos a responder – ou não respondemos) e toda a ajuda que vocês leitores nos dão.

Que o Senhor te guarde e te abençoe nesse novo ano. E que possamos ser úteis nessa obra maravilhosa da graça.

Esse ano tem tanta indicação de livro que resolvemos dividir o post em duas partes. Então, aí vão algumas das indicações desse ano.

Em Cristo,

Equipe iPródigo

Nossos livros preferidos

Cada voluntário tinha a opção de sugerir 1 a 3 livros. Aqui vai o que eles responderam. Junto há um link para o caso de você desejar comprar.

Alex Daher

À procura de Deus – Editora Betânia – A. W. Tozer – compre aqui

Esse livro não é um lançamento do ano. Tozer o escreveu há mais de 50, mas acredito que essa obra tem muito a nos falar hoje, talvez ainda mais do que no próprio tempo do autor. Em uma época de muitos programas, atividades, eventos etc, Tozer anima seus leitores a não esquecerem a prioridade na vida cristã: buscar a intimidade com Deus através de Jesus Cristo. Tozer escreve com a mente e com o coração. Sem reduzir a busca pela sã doutrina, essa “despretensiosa tentativa de ajudar os filhos de Deus”, como o próprio autor classifica o seu livro, tem o objetivo de (re)despertar nosso amor pelo Salvador. Tozer foi um homem que viveu com fome e sede de Deus e nesse clássico devocional da literatura cristã ele nos faz um convite que se assemelha ao do salmista: “Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom” (Sl 33.8a).

Qual é a Missão da Igreja? – Editora Fiel – Kevin DeYoung e Greg Gilbert – compre aqui

Esse livro se propõe a trazer luz em um assunto controverso no meio cristão: Qual é a missão da Igreja? Especialmente nas últimas décadas, a missão da Igreja tem sido definida por alguns de forma tão abrangente que se tornou difícil até dizer o que não é missão. Mas “se tudo é missão nada é missão”, conforme disse Stephen Neill. Utilizando os textos comumente citados para definir missão, os autores constroem o conceito a partir das Escrituras de forma clara, profunda, equilibrada, por vezes discordando de muitas das ideias atualmente defendidas sobre o assunto. Passando por temas como reino de Deus, justiça social, boas obras, shalom, a grande comissão e discipulado, o livro é uma leitura essencial para aqueles que querem entender as prioridades da Igreja de Cristo. O epílogo, escrito para um fictício futuro pastor “motivado e missional”, está repleto de sábios conselhos para aqueles animados em mudar o mundo à sua volta.

Filipe Schulz

Fools Rush In Where Monkeys Fear to Tread” – P&R Publishing – Carl Trueman – compre aqui

Eu queria ter começado minha lista com o livro “O Imperativo Confessional”, do mesmo autor, mas dei preferência para o membro do iPródigo que fez a tradução. Mesmo asism, não poderia deixar de incluir na minha lista dos melhores do ano o autor que eu mais li em 2012 (4 livros) e que mais me influênciou, como os outros dois livros que eu indico deixam claro. Falando mais do livro, “Fools Rush In Where Monkeys Fear to Tread” (“Os tolos correm onde os macacos temem pisar”) é uma coleção de artigos (a maioria já publicados no blog do autor) sobre diversos temas. O que mais se destaca, para mim, nesses artigos, é o pensamento nada convencional do autor sobre variados assuntos que te fazem refletir e perceber quantas inconsistências temos entre o que dizemos crer e nossas práticas, seja na vida pessoal ou na vida da igreja. E tudo isso marcado pelo ácido humor britânico.

Cristianismo e Liberalismo –  Edições Vida Nova – J. Gresham Machen – compre aqui

Machen foi o fundador da OPC (“Igreja Presbiteriana Ortodoxa”), denominação da qual Carl Trueman é ministro, e do Seminário Teológico Westminster, onde Trueman é professor. “Cristianismo e Liberalismo” é o livro mais completo já escrito no combate à Teologia Liberal, mas não deixa de ser acessível. O que mais me chamou atenção foi como o livro parece extremamente atual, mesmo tendo sido escrito na década de 20 do século passado, o que mostra que o liberalismo é um zumbi daqueles bem difíceis de matar. Um clássico que deveria ser mais conhecido pela igreja brasileira, e talvez isso aconteça agora com essa nova edição pela Editora Vida Nova.

Fundamentos da Teologia Histórica – Mundo Cristão – Alderi Souza de Matos – compre aqui

Concluindo minha lista com outra influência do Trueman em 2012, aprendi com ele a gostar da disciplina da História da Teologia e da Igreja, e esse livro do Dr. Alderi, historiador oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil, é uma excelente introdução ao assunto. “Fundamentos da Teologia Histórica” é um panorama da história da teologia que começa logo após o fim do Novo Testamento e vai até o período atual. Apesar de estarmos falando de quase 2000 mil anos de história, o autor faz uma ótima síntese de cada período, citando pessoas e obras influentes de cada um, e mostrando o quanto perdemos em nossa teologia quando desconsideramos a perspectiva histórica: quantos homens e mulheres dedicaram suas vidas (alguns a ponto de entregá-las até a morte) para defenderem a ortodoxia e a sã doutrina bíblica em pontos que hoje a igreja fácil e tolamente cede e capitula.

Daniel TC

A Igreja Apostólica: Que Significa Isto? – Os Puritanos – Thomas Witherow – compre aqui

Por muito tempo eu não dei importância alguma à forma de governo da igreja, entendendo que era apenas uma questão de preferência de uma ou outra denominação. Neste livro do século XIX, Thomas Witherow demonstra que esse é um assunto importante e mostra quais são as marcas distintivas da igreja apostólica quanto à forma de governo, comparando com algumas das formas utilizadas hoje. O livro está disponível (em inglês) aqui:

http://www.apuritansmind.com/westminster-standards/the-apostolic-church-which-is-it-by-dr-thomas-witherow/

Pedro Vilela

Growing in Christ – Crossway –  J. I. Packer – compre aqui

Packer divide esse livro em 4 grandes partes a serem trabalhadas: O Credo Apostólico, Batismo e Conversão, Oração Dominical e Os Dez Mandamentos. Cada parte é trabalhada em vários capítulos breves, e que contam com  perguntas e passagens bíblicas para um estudo pessoal ou em grupo. Durante o livro o autor vai trabalhar os fundamentos da Fé Cristã de um modo mais sistemático, porém, simples para aqueles que querem uma boa oportunidade para examinar fundamentos cristãos.

Diogo Bastos

O Deus do sexo: como a espiritualidade define a sua sexualidade – Cultura Cristã – Peter Jones – compre aqui

Nós cristãos desde sempre ou quase sempre, lidamos mal com o sexo. Isso é um fato. E a erotização da sociedade moderna, que vem desde a década de 1960 nos becos, e na parte underground das cidades, hoje entra na nossa casa e invade nossa vida diária. Esse tema, na opinião do autor, é um dos desafios morais mais urgentes do cristianismo contemporâneo. Comportamentos e atitudes considerados imorais e até ilegais em um passado não muito distante são celebrados hoje como ícones da sensualidade cultural e da liberdade de expressão. E por causa disto, há cada vez mais uma desintegração social e superficialidade nos relacionamentos humanos. Em “The God of Sex”, Peter Jones defende a tese de que sexo é um assunto espiritual, e deve ser tratado e vivido como tal.

É um livro relevante, pois a igreja cristã cada vez mais tem sofrido uma pressão em prol da erotização social – existem muitos cristãos que gostariam de fazer algo, mas não sabem por onde começar e nem como responder à serie de acusações e questionamentos levantados sobre este tema. O livro chama o cristão a se voltar para as Escrituras para resgatar uma teologia da sexualidade sadia.

Josie Lima

Quando Pecadores Dizem “Sim” – Editora Fiel – Dave Harvey – compre aqui

Você casou com um pecador. E o seu cônjuge também. Dave Harvey traz à tona o que parece ser óbvio, mas que parecemos esquecer: casamentos têm problemas porque somos pecadores. Ao invés de escrever sobre auto-ajuda no casamento ou fazer um passo a passo do casamento feliz, o autor encoraja o leitor a encarar seus pecados. Pode parecer desestimulante, mas onde abunda o pecado, superabunda a graça. Extremamente edificante para quem é casado, está para casar ou nem namora ainda.

Lucília: em busca da verdade – Editora Monergismo – Adolphe Monod – compre aqui

Apesar de ter mais de 150 anos, o livro é muito atual. Monod relata a história de Lucille, uma jovem senhora que se vê em conflito ao se deparar com questões que vão além desse mundo. Enquanto expõe seus sentimentos ao padre Faviano, Lucille e o marido são confrontados com a palavra do Senhor e uma verdadeira e bela defesa da fé é apresentada. É um livro bastante útil para cristãos que estejam começando a aprender sobre apologética.