Retrospectiva 2012: melhores livros (parte 2)

Continuando nossa lista de livros favoritos, aí vão mais 10 indicações de bons livros que lemos no ano de 2012

Nossos livros preferidos

Cada voluntário tinha a opção de sugerir 1 a 3 livros. Aqui vai o que eles responderam. Junto há um link para o caso de você desejar comprar.

Rafael Bello

The Deity of Christ – Crossway –  Christopher W. Morgan e Robert A. Peterson (eds.) – compre aqui

Contando com a contribuição de acadêmicos do mais alto escalão, este livro procura analisar a divindade de Cristo no relato Bíblico e na cultura. Como os autores tanto do Antigo, como do Novo Testamento viam que o Messias prometido haveria de ser também Filho de Deus encarnado. Um tema que parece fácil para os que confessam Jesus, mas que exige alto academicismo, principalmente nos evangelhos sinóticos. Uma ótima leitura para aqueles que acompanharão o The Gospel Coalition Conference  com a Fiel esse ano, tendo em vista que eles farão uma análise do evangelho de Lucas.

 According to Plan – IVP Academic – Graeme Goldsworthy – compre aqui

Hermenêutica e Teologia Bíblica são inseparáveis. Porém Goldsworthy foi o primeiro que li a fazer um tratamento conjunto do tema. Geralmente autores que escrevem sobre Teologia Bíblica partem de um pressuposto hermenêutico e daí em diante o leitor tem de suportar as pressuposições do autor. E os autores que escrevem sobre hermenêutica são por demais técnicos.  Goldsworthy é de uma sanidade incrível ao descrever tipologia e sua relação com as escrituras. Breve e inteligente. Um livro obrigatório para alunos de teologia e leigos em busca de um interpretação mais fluida.

Deus, Casamento e família – Edições Vida Nova – Andreas J. Köstenberger – compre aqui

Livros sobre família, casamento, sexo, namoros e etc. Tem proliferado tanto para “bem” como para o “mal.” Entretanto o distintivo deste livro é o fato dele tratar sobre casamento e família de uma perspectiva da teologia Bíblica. Uma análise quase que exaustiva sobre como a Bíblia fala de papéis e relacionamentos dos entes de uma família. Não é somente um livro para aconselhamento pré-nupcial, mas um livro para entender o papel do homem e da mulher na bíblia, na sociedade e no mundo. Kostenberger é um dos meus teólogos favoritos, tendo escrito sobre Teologia do N.T, comentários, família, hermenêutica, missões entre outros e nunca demonstrou superficialidade em nenhum desses campos. Como Driscoll disse: “leio tudo que Kostenberger escreve.”

 Natália Moreira

 10 Acusações contra a Igreja Moderna – Editora Fiel – Paul Washer – compre aqui

Em um livro pequeno e de leitura extremamente fácil (portanto muito indicado àqueles que fogem de livros grandes e frases complexas), Paul Washer aborda 10 problemas da Igreja Moderna, desafiando a mesma à reflexão e prática dos princípios estabelecidos na Palavra de Deus. Certamente constitui um livro muito indicado a pastores e líderes, a fim de examinar as Escrituras, constatar os – ou pelo menos um dos -pontos em que a Igreja Moderna tem falhado e, com a graça e misericórdia do Senhor, caminhar para que a Igreja seja coerente com o Evangelho.

A Batalha de Toda Adolescente – Mundo Cristão – Shannon Ethridge e Stephen Arterburn – compre aqui

Trabalhando como professora dos adolescentes na Escola Bíblica Dominical, deparei-me com um grande desafio: como abordar de forma clara, aprofundada e bíblica a questão da sexualidade na adolescência? Foi quando encontrei esse livro. Com uma linguagem descontraída, os autores abordam diversos assuntos que são muito interessantes para qualquer menina adolescente: autoimagem (e, portanto, autoestima), paquera, vestimenta, pensamentos impuros, padrão da mídia, batalha emocional, limites no namoro, masturbação, sexo fora do casamento,  relacionamentos homossexuais, identificar o homem certo, etc. Indico esse livro para toda adolescente, jovem ou mulher solteira que esteja enfrentando batalhas sexuais ou não. É um livro também muito indicado a pais e líderes de meninas adolescentes, para que possamos ajudar nossas preciosas meninas a terem uma sexualidade sadia, de acordo com o que nos é ensinado pela Bíblia.

Fe Vilela

 O que ele deve ser… Se quiser casar com minha filha –  Editora Monergismo – Voddie Baucham Jr. – compre aqui

É um livro fácil de ser lido que trata de forma séria, abrangente e bíblica a questão do casamento, que tem sido tão desvirtuada atualmente. Apesar do título, o livro, por apresentar com singularidade um assunto importantíssimo que abrange todos os membros de uma família, deve ser lido por qualquer pessoa, não somente pelos pais.  Voddie Baucham Jr. explana, em cerca de 300 páginas, os pontos bíblicos basilares da estrutura familiar, do papel do marido como o cabeça da casa e do papel da mulher submissa. Além disso, apresenta uma visão analítica e crítica do casamento e da masculinidade e feminilidade vistas na sociedade atual, dessa forma, incentiva os jovens a se esforçarem para seguirem o padrão bíblico e incentiva os pais a cultivarem isso nos filhos.

O Ateísmo Cristão e outras ameaças à Igreja – Mundo Cristão – Augustus Nicodemus – compre aqui

O livro é uma coletânea de 29 artigos publicados por Augustus Nicodemus em seu blog “O tempora! O mores!”, que mantém em parceria com Solano Portela e Mauro Meister. O autor combate veementemente várias vertentes distorcidas que invadem e perturbam o cenário protestante atual – se é que podemos classificar essas vertentes de tal forma. Dentre os problemas que Nicodemus combate, usando uma boa argumentação bíblica estão o liberalismo, o teísmo aberto e os neopuritanos. O livro tem aproximadamente 200 páginas e proporciona uma leitura simples e bem humorada.

Josaías Jr.

O Imperativo Confessional – Editora Monergismo – Carl R. Trueman – compre aqui (lançamento em janeiro)

Este livro não apenas foi o meu preferido, como foi o que mais li no ano. Como me tornei responsável pela tradução dele, acabei lendo e relendo várias vezes. Nessa obra, Dr. Trueman apresenta motivos para o uso de credos e confissões na igreja. Se você é alguém que sempre teve dificuldade com esses documentos ou mesmo os considera inúteis, esse livro mudará sua opinião. Trueman explica como o pensamento contrário aos credos é fruto de nossa época, mostra argumentos bíblicos para o uso deles e conclui com a importância de confissões para o louvor e a vida de igreja e denominações. Não apenas informativo, o livro vale pela leitura porque Carl Trueman é um excelente escritor, o que torna a leitura uma agradável jornada pela história dos documentos eclesiásticos.

Canon Revisited – Crossway – Michael J. Kruger – compre aqui

Nesse volume, o Dr. Kruger explica as origens e a autoridade do cânon bíblico. Embora ele enfoque principalmente o Novo Testamento, seus argumentos também englobam as escrituras do Antigo. Diferente da maioria dos livros que tratam desse tema, o autor não se guia por valores humanistas para guiar seus argumentos. Kruger se preocupa menos com “evidências” e enfatiza as pressuposições que guiam cada uma das escolas de pensamento nessa matéria. Assim, ele enfatiza qualidades que os textos bíblicos têm: divinos, apostólicos e recebidos pela comunidade. Além disso, ele desbanca outras propostas, como a visão católica e a visão liberal do cânon. Para quem gostaria de iniciar seus estudos nesse assunto, esse livro é recomendado.