Assenta-te à minha direita

por Keith A. Mathison

Keith A. Mathison

O Salmo 110 é um dos salmos reais ou da realeza. É um dos mais frequentes salmos citados em todo o Novo Testamento (Mt. 22:44; 26:64; Mc. 12:36; 14:62; 16:19; Lc. 20:42-44; 22:69; At. 2:34-35; Rm. 8:34; 1 Cor. 15:25; Ef. 1:20; Cl. 3:1; Hb 1:3, 13; 5:6;7:17, 21; 8:1; 10:12-13; 12:2). De acordo com o seu título, Davi foi o autor do Salmo, um fato que é crucial para a sua interpretação dentro do Novo Testamento.

110.1

             Disse o Senhor ao meu senhor:

            Assenta-te à minha direita,

            até que eu ponha os teus inimigos

            debaixo dos teus pés.

Essas linhas introdutórias são importantes pelo que dizem acerca do rei Messiânico. As primeiras palavras do versículo seguintes ao título são: ne’um yhwh, indicando que isso é um oráculo do Senhor. As palavras la’doni são traduzidas “ao meu senhor”. Outra tradução dessas palavras é: “meu mestre.” Em resumo, o próprio Davi expressa submissão ao rei que está sentado à direita de Deus. A autoridade desse rei é derivada de Yahweh, que promete estender seu governo pondo todos os seus inimigos debaixo dos seus pés (Sl. 2.8-9). A metáfora “debaixo dos teus pés” indica controle absoluto.i

110.2-3

             O SENHOR enviará de Sião

            o cetro do seu poder,

            dizendo: Domina entre os teus inimigos.

            Apresentar-se-á voluntariamente

            o teu povo, no dia do teu poder;

            com santos ornamentos,

            como o orvalho emergindo da aurora

            serão os teus jovens.

A autoridade do rei Messiânico vai se estender até o ponto em que todos os seus inimigos serão forçados a aceitar o seu governo. A interpretação do versículo 3 é difícil, mas parece indicar que o povo do rei vai voluntariamente consagrar-se a servi-lo na batalha.

110.4

             O SENHOR jurou e não se arrependerá:

            Tu és sacerdote para sempre,

            segundo a ordem de Melquisedeque.

Dizer que Yahweh “jurou” indica a existência de um solene juramento. Nesse caso, o juramento se refere às promessas da aliança que ele fez com Davi (2 Sam. 7.13). Ele declara, “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.” Melquisedeque era um rei de Salém e sacerdote (Gn. 14.18). Como ele, o rei Davi foi um sacerdote-rei (2 Sam. 6:14, 17-18; 1 Rs. 8:14, 55, 62-64). A perfeita união do sacerdócio e majestade se encontra no final das contas em Jesus (Hb. 5:1-10; 7:1-28).

110.5-7

             O SENHOR, à tua direita,

            no dia da sua ira, esmagará os reis.

            Ele julga entre as nações;

            enche-as de cadáveres;

            esmagará cabeças por toda a terra.

            De caminho, bebe na torrente

            e passa de cabeça erguida.

Os versículos finais do Salmo 110 declaram a vinda vitoriosa do rei Messiânico. Hans-Joachim Kraus piedosamente resume o significado das afirmações desse salmo sobre o rei ungido. “Em resumo, quatro pontos devem especialmente ser enfatizados: (1) O próprio Yahweh exalta o rei e o coloca à sua direita, nomeia e dá poder a ele como co-regente; (2) considera-se que o entronizado tem um nascimento divino; (3) ele é declarado um sacerdote (segundo a ordem de Melquisedeque); (4) através dele e de sua presença, Yahweh, o juiz do mundo e heroi da guerra, vence todos os inimigos.” ii Os autores do Novo Testamento reconheceram somente uma figura que cumpria tudo o que esse salmo retratou, a saber Jesus de Nazaré. Esse salmo se tornaria o centro da proclamação deles e da sua exaltação.

Notas

See Willem VanGemeren, “Psalms” in The Expositor’s Bible Commentary, Vol. 5, ed. Frank E. Gaebeliein (Grand Rapids: Zondervan 1991), 697.

ii Hans-Joachim Kraus, Psalms 60–150, trans. Hilton C. Oswald (Minneapolis: Fortress, 1993), 353.

Tags: , , , , ,

Traduzido por Pedro Vilela | Reforma21.org | Original aqui

Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.