Graça invencível

Continuamos nosso estudo dos cinco pontos do Calvinismo no episódio #05 do Pródcast. Estudaremos a doutrina da Graça Irresistível, isto é, o chamado eficaz de Deus que transforma de maneira invencível o coração de pecadores comprados pela graça. O homem pode resistir a Deus de maneira que determine sua salvação? Ou Deus, apesar da resistência humana, pode transformá-lo a fim de que ele seja salvo?

Esse episódio também tem algo muito especial! Contamos com a participação de quatro convidados: Ivonete Silva, professora do Seminário Presbiteriano de Brasília, Allen Porto e Charles, estudantes de teologia, e Felipe Simões, seminarista e líder da Juventude da Terceira Igreja Batista de Brasília. Esse também foi o primeiro Pródcast com audiência, a filósofa Raquel, irmã da Ivonete, que preferiu ficar em silêncio, mas filmou nossa gravação.

Duração: 69:52

Programação: 1ª Parte – Boas-vindas, agradecimentos e apresentação (0’42”) | 2ª Parte – Indicações  (7’02”) | 3ª Parte – Conversa: Graça invencível (15’42”)

Confira, ouça, comente e critique.  Queremos ouvir o que você pensa: se entendeu, se concorda ou discorda. Além disso, desejamos muito que você nos ajude a melhorar o Pródcast! Então, esperamos seu comentário aí embaixo!

Em Cristo,

Equipe iPródigo.

Textos bíblicos usados

“Todos os povos da terra são como nada diante dele.Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão ou dizer-lhe: ‘O que fizeste?'” (Daniel 4.35)

“Então o SENHOR disse a Abrão: ‘Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção’.” (Gênesis 12.1,2)

“Ele deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões pela graça vocês são salvos.” (Efésios 2.5)

“Em resposta, Jesus declarou: ‘Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo’.” (João 3.3)

“Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.” (Apocalipse 3.20)

“Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.” (Filipenses 2.13)

“Certa noite o Senhor falou a Paulo em visão: ‘Não tenha medo, continue falando e não fique calado, pois estou com você, e ninguém vai lhe fazer mal ou feri-lo, porque tenho muita gente nesta cidade’.” (Atos 18.9,10)

“Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo. “ (Atos 16.14)

“‘O tempo é chegado’, dizia ele. ‘O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!'” (Marcos 1.15)

“Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.” (Ezequiel 36.26,27)

“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.” (João 1.12,13)

“O coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; ele o dirige para onde quer.” (Provérbios 21.1)

“Ouvindo isso, os gentios alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna.” (Atos 13.48)

“Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei. Pois desci dos céus, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia.” (João 6.37-39)

“O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Mas não pregamos nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus. Pois Deus, que disse: ‘Das trevas resplandeça a luz’, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.” (2 Coríntios 4.4-6)

“Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade. Ele os chamou para isso por meio de nosso evangelho, a fim de tomarem posse da glória de nosso Senhor Jesus Cristo. “ (2 Tessalonicenses 2.13,14)

“E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. “ (Mateus 16.18)

“Dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz. Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado.” (Colossenses 1.12,13)

Citados no Pródcast

Livros indicados

Ivonete >> Cinema e Fé Cristã, de Brian Godawa
Allen
>> O Deus que Intervém, de Francis Schaeffer
Bello e Felipe Simões >> Reformissão, de Mark Driscoll
Charles >> Os Perigos da Interpretação Bíblica, por D.A. Carson – conhecido também como A Exegese e suas Falácias