Totalmente depravado, eu?

No episódio #02 do Pródcast, iniciamos uma série especial sobre as doutrinas bíblicas conhecidas como 5 pontos do Calvinismo. O tema desse programa, então, é a Depravação Total. O que a Bíblia diz sobre isso? O ser humano é totalmente pecaminoso mesmo, ou estamos exagerando um pouquinho? Confira a conversa que Josa, Bello e Schulz tiveram com o Pr. Rosther, professor do Seminário Presbiteriano de Brasília e pastor da Igreja Presbiteriana do Guará II (DF). Além disso: dicas de música, livros, Bíblias e algumas piadas sem graça!

Duração: 1:00:53

Programação: 1ª Parte – Boas-vindas, agradecimentos e apresentação (0’25”) | Indicações (5’35”)
2ª Parte – Debate: O que são os 5 pontos do Calvinismo: história e apresentação (12’46”) | Totalmente depravado, eu? (20′) | Encerramento (52’20”)

Confira, ouça, comente e critique.  Essa é uma doutrina polêmica, ou seja, queremos ouvir o que você pensa: se entendeu, se concorda ou discorda. Além disso, ainda estamos aprendendo a fazer podcast, logo, queremos muito que você nos ajude a melhorar o Pródcast! Então, esperamos seu comentário aí embaixo!

Em Cristo,

Equipe iPródigo.

Textos bíblicos usados

“Não há ninguém que entenda,ninguém que busque a Deus… pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos.” (Romanos 3.11,23-25)

“Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram… Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!… Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo… Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.” (Romanos 5.12,15,17,19)

“Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.” (Efésios 2.1-3)

“Somos como o impuro todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe.” (Isaías 64.6)

“Os olhos altivos, o coração orgulhoso e a lavoura dos ímpios é pecado.” (Provérbios 21.4)

“Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6.44)

“Contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida.” (João 5.40)

Citados no Pródcast

Livros indicados

Schulz >> The Reason for God, de Tim Keller | No Brasil: A Fé na Era do Ceticismo
Bello >> Ídolos do Coração, de Elyse Fitzpatrick
Josa >> Bíblia para Todos
Pr. Rosther >> Bíblia de Genebra (nova edição) e Deus é o Evangelho, de John Piper

Livros citados na discussão: