A Abordagem “Mais Uma” na Igreja

Você está começando a ir em uma nova igreja e não sabe como se encaixar? Esteve em sua igreja local por anos mas ainda não achou seu lugar? Está se sentindo desconectado, infeliz ou entediado com sua congregação local? Que tal entrar no programa “Mais Uma” de envolvimento na igreja?

Eu não quero soar como uma propaganda ruim. O que quero dizer é: Além do culto no domingo de manhã, escolha uma coisa na vida da sua congregação e seja muito comprometido com essa coisa.

Longe de ser tudo o que um membro de igreja deveria fazer, estamos falando de requisitos mínimos e passinhos de bebê. Estamos falando sobre como se encaixar em uma nova igreja ou como voltar ao trilho depois de passar um tempo perdido. Isso é para pessoas que se sentem sobrecarregadas e não sabem por onde começar. Isso é pra aquele povo que devia fazer um pouco mais de esforço antes de escapar pela porta dos fundos.

A ideia é simples. Primeiro, seja fiel em sua frequência ao culto no domingo de manhã. Não perca um domingo. Claro, você pode perder alguns domingos durante o ano porque esteve doente. Viagens de férias ou a trabalho também podem te atrapalhar e impedir de ir alguns outros domingos. A questão é manter essas ausências no mínimo possível. Não planeje escapadas de final de semana de uma forma que você perca os cultos dominicais de manhã na sua igreja (ou mesmo da Igreja como um todo) na maior parte das férias. Não deixe as atividades das crianças entupirem os domingos. (O que Josué disse? “Se o futebol e a corrida forem seus deuses, então sirvam o futebol e a corrida; eu e minha casa serviremos ao Senhor.”  Alguma coisa assim.) Não deixe que afazeres de casa ou esportes ou chuva demais ou sol demais te impeçam de se reunir com o povo de Deus para a adoração. Comprometa-se imediatamente com os cultos dominicais de manhã como algo imperdível. Você vai pra igreja. Ponto.

Agora, acrescente Mais Uma coisa.

Quando você encontrar pessoas que se sentem desconectadas da igreja, comece com essa pergunta: “Você está comprometido em adorar conosco todos os domingos a não ser que você seja providencialmente impedido?” Se disserem “sim”, então siga para o “Mais Uma”. “Tem pelo menos mais uma atividade na vida da igreja que você está participando consistentemente e sinceramente?” Geralmente a resposta é “não”. A maior parte das pessoas que se sentem desconectadas da igreja se sentem assim porque não fizeram um esforço para se conectarem consistentemente. Isso não significa que igrejas não têm que fazer mais nada para cuidar de santos idosos, solteiros, com necessidades especiais ou qualquer outra pessoa da igreja. Isso não significa que pastores possam dizer (ou pensar) “É tudo sua própria culpa”. Às vezes a culpa é justamente do pastor. Mas tenho percebido que geralmente – não sempre, mas normalmente – pessoas que querem se envolver encontram uma forma de se envolver nas estruturas da igreja que já existem.

Por isso que eu digo, seja fiel nos cultos dominicais pela manhã e em mais uma coisa. Pessoalmente, eu sugiro participar dos cultos de domingo à noite. Eu entendo que essa é a forma mais fácil, mais histórica e uma das mais bíblicas de conhecer melhor sua igreja. Na maioria das igrejas, o culto vespertino (se a igreja tem culto vespertino) é menor, mais informal e contém elementos de oração e compartilhamento que geralmente não estão presentes no culto matutino. Além disso, o tempo depois do culto geralmente é menos apressado e permite uma comunhão mais genuína.

Se o culto vespertino não é uma opção, entre para um pequeno grupo. (De novo: são passos de bebê. Eu espero que as pessoas em nossa igreja participem em ambos os cultos dominicais e também dos pequenos grupos).

Se sua igreja não tem pequenos grupos formais, você pode convidar um grupo de amigos a cada duas semanas para orar e ter comunhão. Se isso for difícil demais pra começar, encontre uma classe de Escola Bíblica Dominical e frequente toda semana. Ou entre para o coral. Ou se envolva com o grupo de jovens. Ou se inscreva para trabalhar com a recepção dos visitantes. Ou vá no retiro dos homens. Ou entre para o comitê de missões. Ou participe do curso de líderes. Ou venha na reunião de oração toda semana. Ou ensine no departamento infantil. Ou seja voluntário em algum ministério local que sua igreja apóia. Ou entre para o sopão. Ou para o time de basquete. Ou participe do estudo bíblico no meio da semana. Você entendeu.

Igrejas grandes têm centenas de oportunidades de Mais Uma coisa. Mesmo igrejas pequenas têm um monte de coisas pra você escolher. Torne o domingo de manhã sua prioridade número 1. Então tente colocar mais uma coisa e seja fiel por pelo menos seis meses. Talvez você perceba que aquela igreja local não é pra você. Talvez você precise de mais ajuda pra se encaixar. Talvez você descubra que é hora de sentar em pessoa com um pastor ou presbítero. Mas eu suspeito que você vai perceber que se sente mais enturmado, que fez novos amigos e que está pronto pra ver seu Mais Uma virar Mais Duas ou Mais Três.
*
Nota do Tradutor: embora no Brasil o culto mais formal e mais frequentado seja geralmente o da noite, nos Estados Unidos é comum que o culto “principal” seja de manhã, e muitas igrejas não têm culto no domingo à noite. Na Igreja Presbiteriana Semear (www.ipsemear.org), da qual boa parte dos tradutores deste site são membros, não há uma diferença na formalidade ou duração dos cultos matutino e vespertino, por exemplo. Além disso, espera-se de todos os membros que frequentem os dois cultos, e isso é informado no momento dos votos de membresia.