A verdade, nada mais que a verdade

Fala, galera! Finalmente o Pródcast está de volta, e nessa edição falamos sobre o Nono Mandamento. Participação de muita gente: Schulz, Josa, Gustavo (atrasado), Daniel, Mari, Fernanda e Pedrinho (o silencioso). Contamos com a participação especial do Rev. Emilio Garofalo Neto para nos explicar o que significa “não dar falso testemunho”. Será que a reputação do próximo é tão importante assim? Como podemos quebrar esse mandamento mesmo falando a verdade? Confira o que temos a dizer sobre esse assunto aqui no  Pródcast. Escute e deixe sua opinião!

Duração: 56:29

Programação: 1ª Parte – Boas-vindas e apresentação  (0’34”) | 2ª Parte – Indicações (3’22”) | 3ª Parte – Conversa: A verdade, nada mais que a verdade (8’45”)

Confira, ouça, comente e critique.  Queremos ouvir o que você pensa. Além disso, desejamos muito que você nos ajude a melhorar o Pródcast! Então, esperamos seu comentário aí embaixo!

Em Cristo,

Equipe iPródigo.

Textos bíblicos usados

Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. (Êxodo 20.16)

O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. (Romanos 13.10)

Quando se levantar testemunha falsa contra alguém, para testificar contra ele acerca de transgressão, então aqueles dois homens, que tiverem a demanda, se apresentarão perante o SENHOR, diante dos sacerdotes e dos juízes que houver naqueles dias. E os juízes inquirirão bem; e eis que, sendo a testemunha falsa, que testificou falsamente contra seu irmão, far-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmão; e assim tirarás o mal do meio de ti. Para que os que ficarem o ouçam e temam, e nunca mais tornem a fazer tal mal no meio de ti. (Deuteronômio 19.16-20)

E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o da outra Puá), e disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, então viva. As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera, antes conservavam os meninos com vida. Então o rei do Egito chamou as parteiras e disse-lhes: Por que fizestes isto, deixando os meninos com vida? E as parteiras disseram a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; porque são vivas, e já têm dado à luz antes que a parteira venha a elas. Portanto Deus fez bem às parteiras. E o povo se aumentou, e se fortaleceu muito. E aconteceu que, como as parteiras temeram a Deus, ele estabeleceu-lhes casas. (Êxodo 1.15-21)

Assim deu Josué vida à prostituta Raabe e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje; porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó. (Josué 6.25)

Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho? E disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido? (Gênesis 18.12-13)

Não aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas. (1 Timóteo 5.19)

Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; e não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem.  (João 2.24-25)

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? (Gênesis 3.1)

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. (João 8.44)

Citados no Pródcast