Continuamos com nossa série sobre o Decálogo, desta vez tratando do Terceiro Mandamento. Aprenda sobre a importância do termo “Nome” na Bíblia. Saiba porque esse mandamento é muito mais que não falar certas palavras ou expressões, o que ele tem a ver com juramentos e como podemos quebrá-lo até com músicas evangélicas. Confira o que temos a dizer sobre esse assunto aqui no Pródcast. Escute e deixe sua opinião!
Duração: 49:31
Programação: 1ª Parte – Boas-vindas e apresentação (0’34”) | 2ª Parte – Indicações (3’03”) | 3ª Parte – Conversa: Nome sobre todo nome (11’01”)
Confira, ouça, comente e critique. Queremos ouvir o que você pensa. Além disso, desejamos muito que você nos ajude a melhorar o Pródcast! Então, esperamos seu comentário aí embaixo!
Em Cristo,
Equipe iPródigo.
Textos bíblicos usados
Não tomarás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus, pois o SENHOR não deixará impune quem tomar o seu nome em vão. (Êxodo 20.7, Deuteronômio 5.11)
Depois disseram: “Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra”. (Gênesis 11.4)
Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor,para a glória de Deus Pai. (Filipenses 2.9-11)
Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome. (Atos 5.41)
Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe. (Apocalipse 2.17)
Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o SENHOR Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome
que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome. (Gênesis 2.19)
Adão deu à sua mulher o nome de Eva, pois ela seria mãe de toda a humanidade. (Gênesis 3.20)
Não será mais chamado Abrão; seu nome será Abraãob, porque eu o constituí pai de muitas nações. (Gênesis 17.5)
Então disse o homem: “Seu nome não será mais Jacó, mas sim Israel, porque você lutou com Deus e com homens e venceu”. (Gênesis 32.28)
Gômer engravidou novamente e deu à luz uma filha. Então o SENHOR disse a Oséias: “Dê-lhe o nome de Lo-Ruama, pois não mais mostrarei amor para com a nação de Israel, não ao ponto de perdoá-la”. (Oséias 1.6)
Então o SENHOR disse: “Dê-lhe o nome de Lo-Ami, pois vocês não são meu povo, e eu não sou seu Deus”. (Oséias 1.9)
O chefe dos oficiais deu-lhes novos nomes: a Daniel deu o nome de Beltessazar; a Hananias, Sadraque; a Misael, Mesaque; e a Azarias, Abede-Nego. (Daniel 1.7)
A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel, que significa “Deus conosco”. (Mateus 1.23)
Mas o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João”. (Lucas 1.13)
“Vocês também ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não jure falsamentei, mas cumpra os juramentos que você fez diante do Senhor’. Mas eu lhes digo: Não jurem de forma alguma: nem pelos céus, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. E não jure pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo. Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno”. (Mateus 5.33-37)
Invoco a Deus como testemunha de que foi a fim de poupá-los que não voltei a Corinto. (2 Coríntios 1.23)
Quem pedir bênção para si na terra, que o faça pelo Deus da verdade; quem fizer juramento na terra, que o faça pelo Deus da verdade. Porquanto as aflições passadas serão esquecidas e estarão ocultas aos meus olhos. (Isaías 65.16)
Quem blasfemar o nome do SENHOR terá que ser executado. A comunidade toda o apedrejará. Seja estrangeiro, seja natural da terra, se blasfemar o Nome, terá que ser morto. (Levítico 24.16)
Citados no Pródcast
- Trilha sonora: Jeremy Riddle – site | MySpace
- Indicado pelo Gustavo: Biblical Theology, de Geerhardus Vos
- Indicado pelo Josa: Introdução ao Novo Testamento, de D.A. Carson, Douglas Moo e Leon Morris
- Indicado pelo Bello: Teísmo Aberto, organizado por John Piper e Justin Taylor
- An Old Testament Theology, de Bruce Waltke
- Institutas, de João Calvino
- Os Dez Mandamentos, de A.W. Pink
- O Nome de Jesus, post de Bill Mounce