Na primeira parte desta série sobre fofoca, nós observamos a primeira face da fofoca, a murmuração, e como Jesus quer resgatar a sua igreja desses efeitos que a debilitam. Lembre-se da analogia sobre a construção com blocos quando olhamos para a segunda face da fofoca: a dispersão.
Quebrando a confiança para ganhar aceitação
O disseminador: A fofoca que quebra a confiança pela dispersão de informações confiadas a outros.
Disseminadores gostam de estar por dentro dos assuntos. A eles são dadas informações particulares e se permitem espalhar em público. Eles fazem isso não apenas em conversas, mas por e-mails, mensagens de texto, telefonemas e pelo Facebook. Por que alguém espalharia informações pessoais e confidenciais sobre outra pessoa?
Para o disseminador, possuir uma informação secreta pode ser um meio de ganhar a aceitação dos outros. A obtenção e distribuição de informações privilegiadas faz com que se sintam necessários. Os relacionamentos são superficialmente mantidos à base da fofoca. O disseminador quebra a confiança para contar informações confiadas a ele para os outros. Por quê? O disseminador busca aceitação social às custas dos outros.
Se entregando à auto-suficiência
Disseminadores muitas vezes transformam-se em destruidores, criticando e ridicularizando os outros, revelando informações que nem deveriam ter sido reveladas a eles. Ao diminuir os outros, o destruidor se sente um pouco mais justo e correto em suas decisões. Quando dispersa informações confiadas a ele, o disseminador se sente importante. O destruidor busca sua justa auto-suficiência colocando os outros abaixo de si por meio de sua fofoca maldosa.
Quem é Jesus para o disseminador?
Tanto o disseminador quanto o destruidor procuram sua aceitação fora de Jesus. Jesus é o único caminho para aceitação e amor profundos, porque ele nos possibilita receber o amor do Pai.
Jesus não usa pessoas para o seu próprio valor, ele confere seu próprio valor às pessoas.
Fofoqueiros precisam de uma aceitação e importância mais profunda do que a dispersão de informações confiadas poderiam prover. Com a finalidade de mergulhar no amor de Deus, o fofoqueiro não deve mais buscar a sua aceitação e importância fora de Jesus.
Amor e bênçãos ao invés de disseminação e críticas
Confessar nossos pecados uns aos outros e a Deus é fundamental para que possamos nos regozijar no amor do Pai por nós. Deus chama os fofoqueiros a se afastarem dos seus próprios esforços em se tornarem aceitos e importantes e se voltarem para a aceitação no amor do Pai. O Seu amor nos liberta para amar, não fofocar; para abençoar, não para dividir.
[tweet link=”http://iprodigo.com/?p=5153″]O Seu amor nos liberta para amar, não fofocar; para abençoar, não para dividir.[/tweet]
Traduzido por Marianna Brandão | iPródigo.com | Original aqui