O (provável) discurso de formatura do rei Salomão

O mais famoso discurso de formatura nunca foi feito em tal ocasião. Em Junho de 1997, Mary Schmich, colunista do Chicago Tribune, publicou o que poderia ser só mais um grande cliché – o discurso de formatura que ela daria se um dia fosse convidada para fazê-lo – baseado em um conselho central: use filtro solar.

Dois anos depois, o cineasta australiano Baz Luhrmann musicou o artigo de Schmich, contratou o narrador Lee Perry para gravá-lo e lançou nas rádios o produto final, “Everybody’s Free (To Wear Sunscreen)”, que alçou o topo das paradas musicais ao redor do mundo. Até hoje esse hit faz sucesso em épocas de formatura.

Use filtro solar

Composto de uma série de breves e bem-humorados conselhos aos mais jovens, a música começa:

Senhoras e Senhores da classe de 1997:

Use Filtro Solar

Aproveite bem, o máximo que puder, o poder e a beleza da juventude. Ou, então, esquece… Você nunca vai entender mesmo o poder e a beleza da juventude até que tenham se apagado

Mas acredite, daqui a vinte anos você vai evocar as suas fotos e perceber de um jeito que você nem desconfia, hoje em dia, quantas, tantas alternativas se escancaravam a sua frente e como você realmente estava com tudo encima; você não está tão gordo quanto imagina.

Não se preocupe com o futuro. Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que preocupação é tão eficaz quanto mascar chiclete para tentar resolver uma equação de álgebra.

As reais encrencas da sua vida tendem a vir de coisas que nunca passaram pela sua cabeça preocupada e te pegam desprevenido às 4 da tarde de um Terça-Feira modorrenta.

Todo dia, enfrente pelo menos uma coisa que te meta medo de verdade.

Cante.

Não seja leviano com o coração dos outros e não ature gente de que seja leviana com o seu.

Passe fio dental.

A coluna de Schmich contém os clichés usuais de formatura (não se preocupe com o futuro), bons conselhos óbvios (respeite os mais velhos) e banalidades úteis (passe fio dental). Mas também inclui conselhos que podem ser desculpas para imoralidade (desfrute de seu corpo; utilize-o de todas as formas que puder).

A Alternativa Bíblica

O mais popular discurso de formatura nunca feito fica aquém do ideal bíblico em muitos pontos. Mas como seria um discurso de formatura bíblico? E quem seria melhor pessoa para fazer dar tal discurso?

Muitos candidatos do Novo Testamento parecem ser as escolhas mais óbvias (como os apóstolos Pedro ou Paulo), mas não é mais provável que eles acabassem fazendo um sermão, ao invés de um discurso? De forma similar, o Antigo Testamento oferece uma gama de excelentes preletores – os profetas. Mas se você estivesse ansioso para receber logo seu diploma e ir rapidamente o baile de formatura, não seria um pouco desanimador ver o profeta Isaías subindo ao palco? Quando você considera as opções, há apenas um claro favorito, um homem que seria o melhor paraninfo de formatura da história: o rei Salomão.

Salomão tinha todos os atributos que esperamos de um paraninfo. Ele era fabulosamente rico, bem sucedido (sua biografia e suas três obras publicadas estão incluídas no livro mais vendido de todos os tempos), perspicaz (“Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol…”) e capaz de prover conselhos aforísticos apropriados para os mais jovens (ele até escreveu um livro bastante popular sobre esse assunto).

Se Salomão tivesse feito um discurso semelhante ao de Schmich, eu suspeito que seria mais ou menos assim…

O Discurso de Formatura que o Rei Salomão (provavelmente) Teria Feito

Pessoas muitas vezes perguntam “qual é a chave do sucesso”. Meu pai – que fora muito bem sucedido – me deu alguns bons conselhos sobre isso: “Coragem, pois, e sê homem! Guarda os preceitos do SENHOR, teu Deus, para andares nos seus caminhos, para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés”.

Uma das coisas mais importantes que eu conheço é isso: O temor do SENHOR é o princípio do saber.

Eu conheci um garoto certa vez que era pobre, mas sábio. Ele foi de encarcerado a rei. Governou um grande número de pessoas. Mas agora ninguém se lembra dele – pelo menos não de forma carinhosa. Ele era melhor sendo pobre. O que aconteceu? Bem, após subir ao poder, ele não mais se deixou aconselhar. A lição é: Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir.

Rapazes, admirem a beleza de suas esposas; moças, admirem a beleza de seus maridos. (Eu recomendo comparar o cabelo das moças a um rebanho de cabras e o cabelo de um homem a um corvo).

Não ame dormir.

Certa vez sonhei que Deus me daria qualquer coisa que eu pedisse. Se você um dia vier a ter um sonho similar, eu recomendo isso: Não peça a Deus que te dê riqueza ou uma vida longa. Peça uma mente sábia e hábil para discernir entre o bem e o mal.

Guarde a língua, e assim guardará a alma das angústias.

O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer. Claro, hoje vocês têm iPhones e McDonalds. Mas quando se reflete sobre isso, não há nada que seja realmente muito novo.

Compra a verdade e não a vendas. Compre sabedoria, instrução e entendimento também.

Se proponha a enriquecer aos poucos. Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem, mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento.

Procure a grama mais próxima e veja as formigas. Veja o que elas fazem. Notou que mesmo esse inseto trabalha duro se preparando para o futuro? Vá e faça o mesmo.

Nunca diga “Por que foram os dias passados melhores do que estes?”. Pessoas sábias nunca se perguntam isso.

Até o estulto, quando se cala, é tido por sábio. Se deseja que as pessoas pensem que você é inteligente, feche a boca.

Não se case com alguém que não compartilha da sua fé. Acredite, isso só levará a dor e sofrimento.

Você se lembra de quando era criança e seu cachorro morreu? O mesmo vai acontecer com você. Seu cachorro foi para o céu? Eu não sei.

Não apliques o coração a todas as palavras que se dizem. Você mesmo sabe que muitas vezes você falou mal de outras pessoas.

Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo. Deus não se agrada de tolos, então cumpra o que prometeu.

Não gaste muito tempo bebendo álcool. Ele pode descer bem, mas no final, morderá como a cobra.

O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora.

Quanto mais você aprende, mais o mundo te entristece.

Nunca confie em uma mulher que aceitaria um bebê pela metade.

Use filtro solar.