Por quem Cristo morreu?

No episódio #04 do Pródcast, continuamos nossa série sobre as doutrinas bíblicas conhecidas como 5 pontos do Calvinismo. O tema desse programa é um dos mais polêmicos: falamos sobre a Expiação Limitada, isto é, a doutrina calvinista de que Cristo morreu apenas por seus eleitos. Será que é realmente isso que a Bíblia ensina? Quais são as respostas às objeções a essa doutrina tão impopular? Ouça nossa conversa, com a participação especial do Pr. Helder Nozima, da Primeira Igreja Presbiteriana de Águas Claras (DF).

Duração: 65:12

Programação: 1ª Parte – Boas-vindas, agradecimentos e apresentação (0’34”) | 2ª Parte – Indicações  (4’44”) | 3ª Parte – Conversa: Por quem Cristo morreu? (8’18”) – Objeções (36’42”)

Confira, ouça, comente e critique.  Queremos ouvir o que você pensa: se entendeu, se concorda ou discorda. Além disso, desejamos muito que você nos ajude a melhorar o Pródcast! Então, esperamos seu comentário aí embaixo!

Em Cristo,

Equipe iPródigo.

Textos bíblicos usados

“Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles. Por isso eu lhe darei uma porção entre os grandes, e ele dividirá os despojos com os fortes, porquanto ele derramou sua vida até a morte, e foi contado entre os transgressores. Pois ele levou o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.” (Isaías 53.11,12)

“Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm obedecido à tua palavra… Pois eu lhes transmiti as palavras que me deste, e eles as aceitaram. Eles reconheceram de fato que vim de ti e creram que me enviaste.Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus.” (João 17.6,8,9)

“Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei no nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura… Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou… Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo. Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.” (João 17.12,14,18,19)

“Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Marcos 10.45)

“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem.” (João 10.14)

“Então o SENHOR Deus declarou à serpente: ‘Uma vez que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida. Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça,e você lhe ferirá o calcanhar’”. (Gênesis 3.14,15)

“Gileade é minha, Manassés também; Efraim é o meu capacete, Judá é o meu cetro. Moabe é a pia em que me lavo, em Edom atiro a minha sandália; sobre a Filístia dou meu brado de vitória!” (Salmo 60.7,8)

“Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mateus 1.21)

“A sua misericórdia estende-se aos que o temem, de geração em geração.Ele realizou poderosos feitos com seu braço; dispersou os que são soberbos no mais íntimo do coração.” (Lucas 1.50,51)

“Salvando-nos dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam.” (Lucas 1.71)

“E Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe de Jesus: ‘Este menino está destinado a causar a queda e o soerguimento de muitos em Israel, e a ser um sinal de contradição’.” (Lucas 2.34)

“Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.” (1 João 2.1,2)

“Que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.” (1 Timóteo 2.4)

“Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” (Romanos 8.32)

Citados no Pródcast