Retrospectiva 2010: posts mais visitados

Continuando (e terminando) nossa retrospectiva do ano que passou, listamos os posts mais visitados de 2010. Quem sabe você não viu algum deles ou quer relembrar algo que foi marcante? Aqui vai nosso top 10:

João Calvino
Os 5 pontos do Calvinismo interessaram muitos ouvintes

10) Como identificar um pregador confiável, Tullian Tchividjian – Esse texto foi, na opinião de alguns membros do iPródigo, a “zebra” da lista. Mas uma zebra bem-vinda! Com base nos cinco solas da Reforma, o pastor Tullian nos ajuda a identificar pregadores fiéis e autênticos. Também é um chamado aos pregadores a se manterem nos padrões bíblicos. É bom saber que os visitantes, como os bereanos, “receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim” (At 17.11).

9) Totalmente depravado, eu?, Equipe iPródigo – Com a ajuda do Pr. Rosther, professor do Seminário Presbiteriano de Brasília e pastor da Igreja Presbiteriana do Guará II (DF), gravamos esse programa sobre a doutrina da Depravação Total. Apesar do assunto que incomoda alguns e humilha a todos, os ouvintes se interessaram pelo tema e participaram bastante nos comentários.

8) Estou pronto para namorar?, Mark Driscoll – Respondendo a uma pergunta no final do culto, o pastor Mark desafia jovens que desejam namorar a procurar conselhos com pessoas mais velhas e mais piedosas. Namoro é um assunto que interessa muito a pais e filhos, e esse vídeo pode ajudar bastante nessa situação.

Zac Smith

7) Mulheres podem ser pastoras?, Thomas Schreiner – Em um dos texto mais polêmicos do ano, Schreiner nos dá um ótimo estudo sobre os diferentes papéis do homem e da mulher na igreja. Provavelmente o debate em torno do tema ainda vai demorar a acabar, mas precisamos nos concentrar no que diz a Escritura.

6) A vida é feita de escolhas, Equipe iPródigo – Com a participação do Pr. Marcos Alexandre, diretor do Seminário Presbiteriano de Brasília e pastor na Igreja Presbiteriana Nacional, apresentamos aqui uma exposição da doutrina da predestinação. Esse é um tema que sempre atraiu atenção dos cristãos e procuramos tratá-lo de uma maneira pastoral, combatendo dúvidas e objeções. O programa foi tão bom que dividimos em duas partes.

5) Deus odeia o Haiti?, Albert Mohler Jr. – Pouco depois do trágico terremoto que devastou o Haiti, milhares de evangélicos tentaram dar uma explicação para esse evento. Nesse texto, o Pr. Al Mohler critica a posição daqueles que afirmavam que o terremoto era um ato de julgamento divino, e nos mostrou como apenas o Evangelho é a resposta pra esta crise.

Edward e seus olhos dourados
O vampiro Edward conquistou os leitores

4) A história de Zac Smith, New Spring Church – Um emocionante vídeo sobre um homem que lutou contra o câncer sem deixar de acreditar na bondade, na soberania e na graça de Deus. Zac se foi, mas seu testemunho continua vivo nesse tocante depoimento.

3) Uma vez salvo, sempre salvo?, Equipe iPródigo – O último Pródcast sobre os cinco pontos do Calvinismo contou com a participação do nosso amigo Charles e procurou responder biblicamente a pergunta que deixa muita gente na dúvida: afinal, os crentes perseveram até o fim ou não? Se você ainda tem essa dúvida, cremos que esse programa pode te ajudar.

2) Vampiros mórmons no Jardim do Éden, John Granger – A saga Crepúsculo chamou atenção do mundo inteiro com seus vampiros supercool, uma protagonista sem graça e Robert Pattinson. Por que isso acontece? John Granger nos mostra algo que poucos sabem: a autora das histórias de Edward e Bella é Mórmon e expôs sua cosmovisão nos livros da série. Em um estudo minuncioso da série, Granger mostra os pontos de Crepúsculo que refletem a história e a crença dos Mórmons, além de falar sobre as influências pós-modernas da obra.

A capa original do nosso número 1
A capa original do nosso nº 1

1) Desintoxicação Sexual, Tim Challies – Dos 10 posts mais visitados do ano, 4 eram dessa série do canadense Tim Challies (inclusive o primeiro e o segundo lugar). Para a lista não ficar repetitiva, colocamos todos os artigos da série na merecida primeira posição. Em seis artigos (ou no ebook), Challies nos fala sobre os efeitos nocivos da pornografia na vida do jovem solteiro e em sua futura vida conjugal. Recebemos muitos testemunhos de como Deus usou essa série na vida de jovens e em igrejas, e estamos felizes por vê-la em primeiro lugar aqui!

Que post do iPródigo foi importante  para você no ano de 2010? Comente e deixe seu testemunho :)