Tenho medo de compartilhar minha fé

Trevin Wax

O que fazer quando membros de sua igreja dizem que tem um desejo real de compartilhar de sua fé, mas ao mesmo tempo têm medo disso? Como ajudar essas pessoas a compartilharem o evangelho?

Eu vou começar fazendo um diagnóstico das razões específicas por que esses membros têm medo de testemunhar:

  • Alguns têm medo de testemunhar a um estranho, pois isso pode parecer desagradável e afastá-los do evangelho;
  • Outros se preocupam que, ao testemunhar para parentes e amigos, o relacionamento com eles pode mudar. Não querem correr o risco de ter seus relacionamentos quebrados;
  • Alguns temem a rejeição;
  • Outros têm medo que possam não saber muito sobre cristianismo e não sabem dar respostas.

Uma vez que você diagnosticou a raiz do medo dessas pessoas, você pode começar a explicar porque o medo não deve atrapalhar o evangelismo. É recomendado começar com uma aproximação da tarefa evangelística com um certo temor mesmo. Afinal, estamos participando da tarefa sagrada, obedecendo nosso Senhor. Mas “ficar com medo” – seja qual for a razão  –  não é uma desculpa para não evangelizar. Por que não?

[tweet link=”http://iprodigo.com/?p=5359″]“Ficar com medo” – seja qual for a razão  –  não é uma desculpa para não evangelizar.[/tweet]

Primeiro, temos um mandamento de fazer discípulos. Cristo não deixa nenhuma lacuna em sua afirmação. É um mandamento a todos os cristãos. Não devemos evangelizar apenas depois de enfrentarmos nossos medos (isso pode nunca acontecer); devemos fazer discípulos apesar de nossos medos.

Em segundo lugar, devemos entender que temos pouco motivo para ficarmos com medo. A maioria dos não salvos não são hostis ao evangelho. De fato, uma pesquisa de Thom Rainer e de outros demonstra que um grande número de não cristãos estão abertos a escutarem a fé dos outros. Quando você falar mansa e graciosamente do evangelho, descobrirá que a maioria das pessoas reagem educadamente , mesmo se rejeitarem o seu chamado ao arrependimento.

Em terceiro lugar devemos fazer tudo em nosso poder para minimizar as razões de nosso medo.

Se a falta de conhecimento é uma das razões que você tem medo de compartilhar o evangelho, então aprenda mais. Esteja pronto para responder e defender a sua fé. Mergulhe em assuntos apologéticos e tenha bons recursos a mão. Quando perguntado sobre algo que não sabe a resposta, simplesmente admita sua falta de conhecimento. Tudo bem se você disser: “Eu não sei. Deixe-me ver e depois te falo.”

Se você acha que compartilhar o evangelho pode danificar um relacionamento familiar, então considere as palavras de Cristo, que diz que o evangelho vai dividir famílias. Você deve fazer tudo para respeitar e amar incondicionalmente aqueles em sua família, mesmo que eles não aceitem as verdades do evangelho. Mas de certa maneira, o evangelho é ofensivo, e se o evangelho os dividir, que seja. Apenas tenha certeza que é a ofensa do evangelho que está causando essa divisão, e não a sua maneira ofensiva de apresentar o evangelho.

Cristãos que têm medo de participar de evangelismo são rápidos em reconhecer sua fraqueza humana. Em vez de negar essa fraqueza, nós deveríamos abraçar a verdade que realmente não temos poder algum de convencer os outros a confiar em Cristo.

Dependemos do poder convencedor do Espírito Santo. Nossos medos deveriam nos levar a ficar de joelhos em oração. Satanás ficaria com medo. Deus nos dará força se confiarmos em seu poder pra salvar.

Traduzido por Rafael Bello| iprodigo.com| original aqui