O Dom da Amizade e a Piedade dos Bons Amigos (2)

por Kevin DeYoung

Questão 2: Você é um amigo rude?

Deixe-me sugerir três traços.

Primeiro, um amigo rude é rápido em criticar. Na minha opinião, há dois tipos de pessoas que têm mais dificuldade de fazer amigos. Um é a pessoa que quer ter amigos a qualquer custo a ponto de não conseguir entender o que significa ser um amigo. Essas pessoas são socialmente inconscientes. Elas não fazem perguntas. Elas veem a relação como uma rua em sentido único. Tudo sobre elas clama: “Eu sou um vaso vazio pronto para você derramar o seu amor e afirmação e curiosidade em mim”.

O outro tipo que tem dificuldade de fazer amigos é a pessoa supercrítica. Essas pessoas têm uma opinião sobre tudo e devem verbalizar essa opinião a todos (provavelmente blogueiros!). Mais do que apenas oferecer a sua opinião, eles desferem um cruel bombardeio de negatividade. “O que despreza o próximo é falto de senso, mas o homem prudente, este se cala” (Pv 11.12).

Há algumas semanas, eu estava dirigindo um carro com um cristão mais velho que eu não conhecia. Fiquei impressionado com freio que ele pôs em sua língua. Ele ia me perguntar uma questão e quando viu que provavelmente não concordaríamos completamente, simplesmente disse: “Vejo que você pensou sobre isso. Eu não preciso dizer nada mais”. Ele perguntou boas questões e manteve os seus pensamentos para ele mesmo, compartilhá-los não teria um propósito construtivo. Amigos ruins compartilham todo pensamento, não importa o quão críticos, como um meio de autoexpressão. Eles não pensam no que as palavras deles estão produzindo ou se elas são necessárias na situação.

[tweet link=”http://iprodigo.com/?p=6000″]Amigos ruins não pensam no que as palavras deles estão produzindo ou se elas são necessárias na situação.[/tweet]

Consequentemente, o amigo rude entra em conflitos que poderiam ser evitados. “Não maquines o mal contra o teu próximo, pois habita junto de ti confiadamente. Jamais pleiteies com alguém sem razão, se te não houver feito mal” (Pv 3.29-30). É muito fácil acabar com amizades porque tivemos um dia ruim. É tão fácil entrar em uma discussão sem sentido por causa do nosso próprio ciúme, insensibilidade, ou hipersensibilidade. Amigos rudes são rápidos em criticar.

Segundo, um amigo rude é irritante. Não estamos falando de personalidade ou temperamento. Algumas pessoas nos incomodam. Tudo bem. Mas outras são simplesmente rudes. Pessoas rudes e irritantes não estão cientes ou não se importam com costumes sociais e normas culturais. Isso provavelmente parece ser um costume inocente, mas a Bíblia chama isso de pecado (1 Co 13.5).

Provérbios dá dois exemplos concretos da irritação em ação.

1) Sendo antipático. “O que bendiz ao seu vizinho em alta voz, logo de manhã, por maldição lhe atribuem o que faz”(Pv 27.14). Entendeu? Não seja superanimado quando acordar. (Crianças, isso se aplica a vocês também).

2) Não sabendo seu lugar. “Não sejas frequente na casa do teu próximo, para que não se enfade de ti e te aborreça” (Pv 25.17). Se você é o tipo de amigo que chega sem avisar, nunca diz “por favor” ou “obrigado”, sempre supõe que as pessoas esperam você, e não tem um reconhecimento do seu papel como convidado, então você não é o tipo de amigo que as pessoas estão procurando.

Terceiro, um amigo rude não é confiável. Isso pode significar que você é um mentiroso descarado (Pv 23.10-11; 25.18). Mas a duplicidade pode ser mais sutil. “Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo. Não digas a teu próximo: Vai e volta amanhã; então, to darei, se o tens agora contigo” (Pv 3.27-28). Amigos rudes não cumprem os tratos. Eles não retornam favores. Eles não devolvem o que pegaram emprestado. Eles são lentos em ajudar e rápidos ao procurar maneiras de não serem úteis. Você não pode confiar que cumpram sua palavra.

Na mesma linha, eles são descuidados com suas palavras. “Como o louco que lança fogo, flechas e morte, assim é o homem que engana a seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira” (Pv 26.18-19). Palavras machucam depois de você lançá-las, não importa se o que você disse era sua intenção. Então, seja cuidadoso. Se você não liga para o efeito das suas palavras, as pessoas não vão confiar em você. E se você não pode ser confiável, não será um grande amigo.

[tweet link=”http://iprodigo.com/?p=6000″]Se você não liga para o efeito das suas palavras, as pessoas não vão confiar em você.[/tweet]

Traduzido por Pedro Vilela | iPródigo.com | Original aqui