O Problema do Mal

Fala, galera! Com a presença do Rev. Héber Campos Junior, conversamos neste episódio do Pródcast sobre o Problema do Mal. O que é este problema e por que ele é tão problemático? :) Como lidar com sofrimento e maldade em um mundo controlado por um Deus todo-poderoso e bondoso? Por que os justos sofrem? Como responder às acusações de incrédulos de que esse problema comprova a inexistência de Deus? Como lidar pastoralmente com essa dificuldade? Essas são apenas algumas das questões que trataremos nesse episódio. Então, confira e comente!

Duração: 61:48

Programação: 1ª Parte – Boas-vindas e apresentação  (0’34”) | 2ª Parte – Indicações de livros  (5’54”) |  3ª Parte – Conversa: O Problema do Mal (12’45”)

Confira, ouça, comente e critique.  Queremos ouvir o que você pensa. Além disso, desejamos muito que você nos ajude a melhorar o Pródcast! Então, esperamos seu comentário aí embaixo!

Em Cristo,

Equipe iPródigo.

Textos bíblicos usados

Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós. (1 Pedro 3.15)

Vede entre os gentios e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizarei em vossos dias uma obra que vós não crereis, quando for contada. Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcha sobre a largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas. (Habacuque 1.5-6)

Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos. (2 Coríntios 4.9)

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. (Isaías 53.4)

Eis que as nações são consideradas por ele como a gota de um balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima. (Isaías 40.15)

Ai da Assíria, a vara da minha ira, porque a minha indignação é como bordão nas suas mãos. (Isaías 10.5)

E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR. (Jó 1.12)

Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o SENHOR o tenha feito? (Amós 3.6)

E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá. (2 Samuel 24.1)

Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel. (1 Crônicas 21.1)

Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. (Habacuque 2.4)

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. (Habacuque 3.17-18)

Citados no Pródcast