Como processar o legalista em você?

Stephen Altrogge

Nota do Tradutor: Esse post é tradução de uma parte de artigos sobre legalismo do site http://www.theblazingcenter.com/ . Por isso a referência temporal no início da postagem não se refere ao iprodigo.com

Na semana passada você fez o teste decisivo contra o legalismo. Mas o que você deve fazer se você é um legalista? Como podemos combater eficazmente o legalismo? Tornando-se um promotor e colocando a sua consciência legalista em xeque. Quando sua consciência se encontra em perigo, aproxime-se dela com estas questões:

Pergunta: Quem justificou você?

Resposta: Deus me justificou.

Q: O quanto Deus te justificou?

R: Completamente, totalmente, inteiramente. Eu nunca poderei ser mais justificado.

Q: Se o próprio Deus justificou a você, quem pode condená-lo?

R: Ninguém pode me condenar. Se o próprio Deus não vai me condenar, então certamente não há mais ninguém que possa.

Q: Se ninguém pode condená-lo, então por que você continua atolado em sua culpa?

R: Porque eu realmente não acredito nas boas novas do evangelho. Eu realmente não acredito que Deus tenha totalmente, completamente justificado a mim. Eu sinto que ainda preciso contribuir. Como se pudesse acrescentar algo a minha salvação.

Pergunta: O que Deus exige de você?

Resposta: Completa e total obediência perfeita. Ele exige que eu o ame com cada gota de minha energia, e que eu derrame minha vida aos meus vizinhos com a mesma intensidade com que eu me amo.

Q: Alguma vez, mesmo que por cinco minutos, você amou a Deus como ele merece? Você já viveu um único dia em que você amou o próximo como você deveria?

R: Não, eu nunca alcancei as exigências da lei de Deus, e nunca poderia satisfazer as exigências da lei de Deus.

Q: Se você não consegue atender a exigência de Deus, por que você continua agindo como se pudesse alcançar Jesus, que cumpriu as exigências da lei e agora se oferece para lhe dar a sua justiça?

R: Porque não vejo a profundidade do meu pecado e meu desespero total aparte do evangelho.

Pergunta: Que tipo de salvador que você precisa?

Resposta: Eu preciso de um salvador que irá salvar-me completamente. Preciso de alguém que vai pagar a minha dívida completamente, perdoar totalmente os meus pecados, e me trazer perfeita comunhão com Deus. Eu preciso de resgate total e completo.

Q: Será que Jesus é esse tipo de salvador?

R: Sim, ele é. Aleluia, Ele é o salvador!

Tradução: Rafael Bello| iprodigo.com | Original aqui